dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Rinaldo Irineu de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T20:56:22Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T20:56:22Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224650 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87490 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O setor elétrico brasileiro tem passado por mudanças estruturais, especialmente a partir dos anos noventa, advindas das políticas governamentais como o racionamento de energia elétrica, da privatização, da terceirização e do conjunto de características da sociedade do conhecimento. Tais transformações têm afetado as estratégias de educação da área de capacitação e desenvolvimento das empresas do setor elétrico. O presente trabalho tem o intuito de propor novas estratégias de educação corporativa para essas organizações, especificamente para a Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc, utilizada como objeto de estudo. A partir das informações adquiridas no levantamento com uma parcela dos empregados desta empresa, lotados nas Agências Regionais do estado catarinense, foram obtidos dados relevantes para a pesquisa, como: identificação do trabalhador quanto a posto de trabalho, escolaridade, grupo ocupacional, avaliação da quantidade e qualidade da capacitação oferecida, obstáculos para participação de cursos, acesso ao computador, Internet/Intranet, e?mail, preferência por modalidade de ensino (e-learning, presencial e misto) e áreas de conhecimento de seu interesse. Com base na pesquisa bibliográfica e nesses dados, foi proposta uma nova estratégia de capacitação profissional utilizando o e-learning e enfatizando a geração e difusão de conhecimento. A proposta contempla os seguintes aspectos: as novas metodologias de e-learning; arquitetura do aprendizado; infra-estrutura de capacitação; cultura do aprendizado, propriedade do gerenciamento e gerenciamento da mudança; caso comercial sólido; reinvenção da empresa de treinamento; objetos do conhecimento; avaliação dos cursos e os resultados esperados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
XVIII,150 f.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Recursos humanos na industria eletrica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pessoal |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Treinamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalhadores da industria eletrica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet na educação |
pt_BR |
dc.title |
Estratégia de educação corporativa para o setor elétrico do e-learning |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |