Estratégia de educação corporativa para o setor elétrico do e-learning

DSpace Repository

A- A A+

Estratégia de educação corporativa para o setor elétrico do e-learning

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Souza, Rinaldo Irineu de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T20:56:22Z
dc.date.available 2012-10-21T20:56:22Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 224650 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87490
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O setor elétrico brasileiro tem passado por mudanças estruturais, especialmente a partir dos anos noventa, advindas das políticas governamentais como o racionamento de energia elétrica, da privatização, da terceirização e do conjunto de características da sociedade do conhecimento. Tais transformações têm afetado as estratégias de educação da área de capacitação e desenvolvimento das empresas do setor elétrico. O presente trabalho tem o intuito de propor novas estratégias de educação corporativa para essas organizações, especificamente para a Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc, utilizada como objeto de estudo. A partir das informações adquiridas no levantamento com uma parcela dos empregados desta empresa, lotados nas Agências Regionais do estado catarinense, foram obtidos dados relevantes para a pesquisa, como: identificação do trabalhador quanto a posto de trabalho, escolaridade, grupo ocupacional, avaliação da quantidade e qualidade da capacitação oferecida, obstáculos para participação de cursos, acesso ao computador, Internet/Intranet, e?mail, preferência por modalidade de ensino (e-learning, presencial e misto) e áreas de conhecimento de seu interesse. Com base na pesquisa bibliográfica e nesses dados, foi proposta uma nova estratégia de capacitação profissional utilizando o e-learning e enfatizando a geração e difusão de conhecimento. A proposta contempla os seguintes aspectos: as novas metodologias de e-learning; arquitetura do aprendizado; infra-estrutura de capacitação; cultura do aprendizado, propriedade do gerenciamento e gerenciamento da mudança; caso comercial sólido; reinvenção da empresa de treinamento; objetos do conhecimento; avaliação dos cursos e os resultados esperados. pt_BR
dc.format.extent XVIII,150 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Recursos humanos na industria eletrica pt_BR
dc.subject.classification Pessoal pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.subject.classification Trabalhadores da industria eletrica pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Internet na educação pt_BR
dc.title Estratégia de educação corporativa para o setor elétrico do e-learning pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224650.pdf 404.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar