Eduacação para o desenvolvimento sustentável por meio da aventura

DSpace Repository

A- A A+

Eduacação para o desenvolvimento sustentável por meio da aventura

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barcia, Ricardo Miranda pt_BR
dc.contributor.author Paas, Leslie Christine pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T20:47:54Z
dc.date.available 2012-10-21T20:47:54Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 208777 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87483
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O período de janeiro de 2005 a dezembro de 2014 foi decretado pela ONU como a "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável". A fim de realizar os objetivos dessa década, a UNESCO convocou governos, educadores e pesquisadores de todo o mundo a desenvolver estratégias inovadoras para a Educação do Desenvolvimento Sustentável - EDS. Neste espírito, o presente trabalho propõe um modelo de EDS relevante ao contexto brasileiro e que incorpora o conteúdo, as tecnologias e técnicas adequadas. Sustenta que a educação por meio da aventura é uma estratégia excelente para este fim, com a aplicação de certos elementos centrais a EDS. Para validar este pressuposto, o presente trabalho examina o conceito de Desenvolvimento Sustentável no seu contexto histórico e revisa as principais constatações na literatura sobre quais mudanças transformarão a educação tradicional em EDS, salientando dados brasileiros. Em seguida, expõe iniciativas de educação por meio da aventura e analisa teorias que explicam porque a aventura promove o tipo de aprendizagem e pensamento necessário para EDS. Com base nesta pesquisa, é apresentado o modelo chamado de Aventura EDS. Este modelo tem o objetivo de capacitar professores brasileiros de ensino médio e suas turmas na investigação de problemas, potencialidades e projetos de Desenvolvimento Sustentável nas suas comunidades. Envolve três elementos: um conjunto de técnicas e tecnologias que possibilitam aos alunos armazenar, processar e compartilhar suas descobertas; a aplicação de uma aventura; e uma estratégia de apoio didático, incluindo um curso de capacitação em EDS para os professores. pt_BR
dc.format.extent 185 fls.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.title Eduacação para o desenvolvimento sustentável por meio da aventura pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
208777.pdf 1.175Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar