Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kern, Vinícius Medina pt_BR
dc.contributor.author Corrêa Neto, Álvaro Sampaio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T18:19:49Z
dc.date.available 2012-10-21T18:19:49Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 212590 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87317
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Currículos de graduação na área tecnológica costumam omitir ou tratar superficialmente o desenvolvimento de aspectos não técnicos, porém críticos para a formação profissional, tais como expressão escrita, ética, pensamento crítico e responsabilidade profissional. Esta dissertação identifica e documenta as principais características necessárias a um software que viabilize a utilização da revisão pelos pares na aprendizagem, uma abordagem que evidencia o desenvolvimento de habilidades não técnicas. Os requisitos foram elicitados e documentados utilizando-se diagramas de use-case UML e por meio da customização e aplicação de um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental. Foram aplicadas as melhores práticas da engenharia de requisitos visando evitar o re-trabalho introduzido quando não há um processo eficiente de análise de requisitos. A principal contribuição deste trabalho está no levantamento, documentação e apresentação dos requisitos de software para apoiar a revisão pelos pares na aprendizagem, facilitando futuras implementações. A implementação dos requisitos especificados nesta pesquisa reduzirá a carga burocrática envolvida na aplicação da abordagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades não técnicas nos cursos de graduação. pt_BR
dc.format.extent xiii, 93 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Software - pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.title Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
212590.pdf 413.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar