dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Kern, Vinícius Medina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Corrêa Neto, Álvaro Sampaio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T18:19:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T18:19:49Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
212590 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87317 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Currículos de graduação na área tecnológica costumam omitir ou tratar superficialmente o desenvolvimento de aspectos não técnicos, porém críticos para a formação profissional, tais como expressão escrita, ética, pensamento crítico e responsabilidade profissional. Esta dissertação identifica e documenta as principais características necessárias a um software que viabilize a utilização da revisão pelos pares na aprendizagem, uma abordagem que evidencia o desenvolvimento de habilidades não técnicas. Os requisitos foram elicitados e documentados utilizando-se diagramas de use-case UML e por meio da customização e aplicação de um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental. Foram aplicadas as melhores práticas da engenharia de requisitos visando evitar o re-trabalho introduzido quando não há um processo eficiente de análise de requisitos. A principal contribuição deste trabalho está no levantamento, documentação e apresentação dos requisitos de software para apoiar a revisão pelos pares na aprendizagem, facilitando futuras implementações. A implementação dos requisitos especificados nesta pesquisa reduzirá a carga burocrática envolvida na aplicação da abordagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades não técnicas nos cursos de graduação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiii, 93 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Software - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação de adultos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.title |
Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |