A autencidade das relações interpessoais nas organizações

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A autencidade das relações interpessoais nas organizações

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Veiga, Francisco Carlos da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T15:56:28Z
dc.date.available 2012-10-21T15:56:28Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 223321 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87178
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este projeto está relacionado com o processo de comunicação nas relações inter e intrapessoais e procura analisar a prática da autenticidade na comunicação organizacional, partindo do pressuposto de que a emoção, a congruência e a empatia não podem ficar à sombra da organização. Por meio de uma abordagem participante, que considera o ser humano em sua totalidade e valoriza a sua subjetividade, esta pesquisa relata as experiências vivenciadas pelos empregados de uma empresa do setor de software, onde foi implantado um novo modelo de gestão empresarial que, há cerca de dois anos, tem na autenticidade dos relacionamentos interpessoais o seu principal foco. A realização da pesquisa contou com a participação efetiva dos diretores da empresa. O projeto de pesquisa está fundamentado em pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como objetivo investigar como acontecem na prática os relacionamentos intra e interpessoais em um grupo de pessoas previamente selecionadas, sujeito e objeto do processo. A pesquisa contou com um planejamento minucioso para possibilitar a análise de causas que permitam inferir os objetivos propostos pela empresa, quando da implantação do modelo de gestão, considerando as situações vivenciadas no cotidiano do espaço social do ambiente pesquisado. Para a participação no grupo de pesquisa foram selecionados treze empregados considerados representativos do valor humano da empresa. Como estratégias foram utilizados questionários e a técnica da observação participante no local de trabalho, entrevistas e dez encontros nos quais foram desenvolvidas dinâmicas dos grupos. Nesta etapa houve a participação de uma profissional especializada em Psicologia Social. Foi constatada uma teia de situações no processo de relacionamento interpessoal que tanto pode resultar em condições desfavoráveis quanto em momentos propícios de aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que a autenticidade nas relações entre as pessoas pode tornar um ambiente de trabalho prazeroso, minimizando ou até mesmo rompendo com a cultura social e historicamente construída para conceituar o trabalho - cuja origem etimológica é "tripalium" - com significados de açoite, violência, dor, desconforto. pt_BR
dc.format.extent 156 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.subject.classification Comportamento organizacional pt_BR
dc.title A autencidade das relações interpessoais nas organizações pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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