Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior

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Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Nickel, Daniele Cristine pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T15:23:44Z
dc.date.available 2012-10-21T15:23:44Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 221269 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87153
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese teve como objetivo principal identificar as relações entre a mudança organizacional do sistema seriado para o modular, a percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes numa Instituição de Ensino Superior particular, localizada na cidade de Curitiba. Esta pesquisa pode ser caracterizada como estudo de caso porque buscou analisar de forma sistematizada a relação existente entre as categorias analíticas em estudo, por intermédio da utilização de diversas fontes de evidência, como aplicação de questionários, realização de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A pesquisa teve como pressuposto a obtenção de dados descritivos sobre as pessoas e os processos interativos da organização. Para a análise dos dados foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo, com a utilização de técnicas estatísticas simples e análise de conteúdo. Os dados analisados permitem inferir que todo processo de mudança organizacional pressupõe um processo de adaptação ao novo, o qual pode desgastar as pessoas gerando o estresse. Este estresse pode ser mais, ou menos intenso, dependendo de como a mudança proposta é visualizada, ou seja, se é encarada como um novo desafio ou como uma ameaça. Para que este processo de adaptação ao novo seja menos desgastante, a aprendizagem desempenha um papel importante, uma vez que ela possibilita a incorporação de novos comportamentos mais adequados aos padrões organizacionais e as situações emergentes, de forma a minimizar o estresse gerado pelo esforço de adaptação. Conclui-se que a aprendizagem tem um papel fundamental no processo de adaptação às mudanças organizacionais. Entretanto, ela também pode ser geradora de estresse, pois para que ela se processe, é necessária uma mudança comportamental e, toda mudança requer um esforço de adaptação, podendo desencadear o estresse. pt_BR
dc.format.extent 203 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Corpo docente pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Stress (Psicologia) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Percepção de estresse e atitudes de aprendizagem de docentes na mudança do sistema seriado para o modular: estudo de caso numa instituição de ensino superior pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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