dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Beuren, Ilse Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva Neto, Arlindino Nogueira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T15:14:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T15:14:15Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224594 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87143 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe um modelo conceitual de verificação do alinhamento entre as estratégias de negócios, de TI e de comércio eletrônico, por meio do perfil do site web de determinada organização. A justificativa para o desenvolvimento do referido modelo está na defesa, presente na literatura, de que o alinhamento estratégico entre as três dimensões consideradas constitui-se em um dos fatores primordiais que contribuem para a performance satisfatória de uma iniciativa de comércio eletrônico. O trabalho inicia-se com a fundamentação teórica, contextualizando a contribuição do conceito de desenvolvimento e alinhamento estratégico entre os negócios, a TI e o comércio eletrônico. Para cada uma dessas dimensões estratégicas, discorre-se sobre seus principais conceitos, sua evolução e contribuição para o ambiente organizacional. Apresentam-se a tipologia das organizações e a classificação dos sites web de comércio eletrônico, como base para o desenvolvimento do modelo proposto. O modelo considera que há uma relação entre a tipologia das organizações e a classificação dos sites web de comércio eletrônico e que, a partir da definição dos componentes e funções presentes no site web, pode-se verificar se há adequação deste à tipologia da organização e, por conseguinte, o alinhamento entre as três dimensões estratégicas consideradas. Após a aplicação do modelo proposto, concluiu-se que o alinhamento estratégico entre negócio, TI e comércio eletrônico pode ser verificado por meio do perfil geral do site web da organização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
131 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sites da Web |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
pt_BR |
dc.title |
Modelo conceitual de veificação do alinhamento entre as estratégias de negócios, de TI e de comércio eletrônico por meio do perfil do Site Web da organização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |