O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design

DSpace Repository

A- A A+

O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gontijo, Leila Amaral pt_BR
dc.contributor.author Dias, Maria Regina Álvares Correia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T14:55:38Z
dc.date.available 2012-10-21T14:55:38Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 203856 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87121
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A nova realidade social, a modernização dos meios de comunicação e os impactos desses processos nos costumes e hábitos, têm desafiado os pesquisadores da área de Design a redefinirem e a desenvolverem novos procedimentos teórico-metodológicos que possam compreender essas mudanças e que dizem respeito aos novos modos de "pensar, agir e projetar", na medida em que as antigas convenções, crenças e referências estão sendo pulverizadas e dissolvidas. Nesse contexto, há uma notória preocupação por parte de diversos pesquisadores do Design, em repensar e reconstruir orientações metodológicas e epistemológicas que contemplem os processos e as transformações dinâmicas, que envolvem e permeiam a complexa sociedade contemporânea. O primeiro passo dessa tentativa tem sido apontar e romper com os pressupostos e métodos educacionais calcados na fragmentação e pulverização dos saberes, que impedem a integração no ensino. O objetivo principal do trabalho é identificar e evidenciar a presença de manifestações interdisciplinares na disciplina de Projeto, mais especificamente, no Projeto de Desenvolvimento de Produto, nos cursos de graduação em Design. Com esse propósito, analisaremos a complexidade das diversas disciplinas, competências e habilidades que se entrecruzam na disciplina de Projeto de Produto, na tentativa de observar como os programas e projetos pedagógicos atuais incorporam as novas propostas metodológicas, capazes de promover o desenvolvimento integral do indivíduo, bem como sua interação com o meio social. Para a construção do alicerce teórico-metodológico, partiremos de múltiplas referências destacando o conceito de interdisciplinaridade. Ao incorporar esse conceito, nossa intenção é ampliar as perspectivas apontadas pelos educadores e pesquisadores que discutem e analisam a complexidade de saberes, produzidas e articuladas no contexto do Design. pt_BR
dc.format.extent xiii, 163 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Desenho industrial pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.subject.classification Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao pt_BR
dc.subject.classification Desenho industrial pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.title O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
203856.pdf 4.587Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar