| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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| dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio Andreas Diaz |
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| dc.contributor.author |
Martins, Rosane Fonseca de Freitas |
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| dc.date.accessioned |
2012-10-21T14:41:54Z |
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| dc.date.available |
2012-10-21T14:41:54Z |
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| dc.date.issued |
2004 |
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| dc.date.submitted |
2004 |
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| dc.identifier.other |
208973 |
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| dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87100 |
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| dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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| dc.description.abstract |
Esta tese tem por objetivo apresentar o design como uma estratégia para organizações que buscam a inovação e diferenciação, em meio a inúmeras ações de competitividade, num modelo de Gestão de Design integrado a uma estrutura organizacional que visa uma percepção positiva da imagem da empresa pelo público. Para a obtenção do modelo, foi necessária uma fundamentação teórica sobre a gestão em organizações, que possibilitou uma visão do processo administrativo e estruturas organizacionais; do design, caracterizando suas atividades, aplicações e mutações da demanda, que passa de uma abordagem econômica a uma abordagem gerencial estratégica; e, finalmente, as ligações de convergência entre as duas áreas. O trabalho partiu do pressuposto de que o Design, incorporado na estrutura organizacional de uma empresa por meio da Gestão de Design e integrado com as demais unidades de negócios, fortalece seus objetivos e suas estratégias de vantagem competitiva, assim como a imagem percebida pelo público. Este pressuposto visou o esclarecimento da questão central, que é: como a Gestão de Design pode ser implementada em organizações para se tornar uma estratégia competitiva, ou como o design pode ser utilizado para ser uma estratégia. O estudo permitiu compreender diversas estratégias utilizadas pelas organizações e entre elas o design, ainda pouco utilizado como ferramenta competitiva; bem como sua forma de utilização pelas empresas: a) na percepção da imagem corporativa; b) no processo produtivo; c) nas questões sociais; d) na exportação; e) na tecnologia. Pode, ainda, ser utilizado na implantação de programas de qualidade e estratégias de inovação, sendo uma das chaves para a interação de qualquer natureza de interface com o beneficiário da oferta. O modelo é uma ferramenta de Gestão de Design que demonstra os resultados da integração do design com outras unidades organizacionais, descreve seu papel e contribui para uma visualização efetiva e prática do seu aproveitamento pelos empresários em uma estrutura organizacional. |
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| dc.format.extent |
xviii, 187 f.| il. |
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| dc.language.iso |
por |
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| dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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| dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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| dc.subject.classification |
Gestão de design |
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| dc.subject.classification |
Modelos |
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| dc.subject.classification |
Competitividade |
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| dc.subject.classification |
Estrutura organizacional |
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| dc.title |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
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| dc.type |
Tese (Doutorado) |
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