dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Behr, Simone da Costa Fernandes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T14:18:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T14:18:11Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209993 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87077 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve por objetivo fundamental explorar aspectos relacionados à produtividade e motivação docente, bem como verificar quais as principais dificuldades advindas da implantação do PROMES (método de medida e melhoria de produtividade). Para tanto foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo cujos sujeitos de pesquisa foram selecionados entre docentes que ministram aulas em curso superior de administração. A pesquisa foi aplicada na região da grande Vitória onde a competitividade entre instituições de ensino superior que oferecem curso de administração tem crescido consideravelmente. Foi feita uma pesquisa bibliográfica que teve como finalidade a contextualização do problema estudado além de proporcionar um embasamento para a análise de dados. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada. Quanto à sua classificação essa pesquisa é do tipo descritiva e exploratória. A partir dos dados analisados pode-se chegar a algumas conclusões dentre as quais: os docentes possuem uma grande dificuldade em compreender e medir a sua produtividade, principalmente ao que tange a sala de aula; há uma necessidade de investimento em qualificação docente, bem como, em pesquisa e extensão para a melhoria da produtividade, qualidade e motivação para os docentes. Dentre os fatores motivacionais que têm impacto sobre a produtividade docente destaca-se o desinteresse do discente e a falta de segurança (estabilidade) do docente na instituição de ensino onde trabalha. Verificou-se que muitos dos fatores motivacionais têm relação direta com a dificuldade de se implantar o método PROMES e que o mesmo seria de grande utilidade para resolver e apontar questões deficientes não só para os docentes, mas principalmente para as instituições de ensino que desejam trabalhar com qualidade, de forma a obter um diferencial competitivo. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades - |
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dc.subject.classification |
Administracao |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades - |
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dc.subject.classification |
Corpo docente |
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dc.subject.classification |
Produtividade |
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dc.subject.classification |
Competitividade |
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dc.subject.classification |
Motivação no trabalho |
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dc.title |
Produtividade e motivação docente em cursos de administração de IES privadas na Grande Vitória-ES |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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