dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
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dc.contributor.author |
Mangili, Silvia Helena |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T14:02:14Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T14:02:14Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224582 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo a proposição de um modelo de design educacional para o ensino de graduação presencial com disciplinas na modalidade à distância. Com base na pesquisa realizada e nas necessidades dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, criou-se um modelo de design fundamentado principalmente na união dos princípios pedagógicos Construtivista de Boyle, Colaborativa de Paas, e das oito Dimensões do E-learning propostas por Khan. O modelo apresenta um ambiente que dá ao aluno a oportunidade de construir seu conhecimento, ao mesmo tempo em que, colabora e interage com os demais atores envolvidos no processo, tendo ainda o acesso a outros autores além daqueles indicados na disciplina, isto dentro de uma estrutura totalmente integrada em oito dimensões institucionais. Permite que o professor realize o planejamento da disciplina não como apenas um transmissor, mas como um mediador do conhecimento. Possibilita ao tutor e monitor o acompanhamento e evolução do aluno a partir da gerência do tempo. Também, elaborou-se um protótipo do modelo para sua aplicação nas disciplinas EAD no curso de Ciência de Computação tendo como base a disciplina de teoria dos grafos ; um estudo comparativo do funcionamento da mesma na modalidade presencial e à distância é apresentado como estudo de caso parcial a organização do conteúdo da disciplina de teoria dos grafos do curso de ciência da computação presencial da UNISUL, campus Araranguá, Santa Catarina. Concluiu-se que o modelo de design aqui proposto possibilitou a criação de um ambiente de aprendizagem integrado para conteúdos, exercícios, pesquisa e interação com meio acadêmico, evitando os trabalhos em duplicidade por parte dos atores envolvidos. Anda permite ao professor autor planejar e organizar sua disciplina de forma que o aluno possa construir seu conhecimento dentro de sua disponibilidade de tempo, sem precisar obedecer uma ordem de conteúdo estabelecida pelo professor, método comumente utilizado no ensino tradicional. |
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dc.format.extent |
135 f.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ambiente de sala de aula |
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dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
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dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
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dc.subject.classification |
Comunicação na educação |
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dc.title |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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