Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Mangili, Silvia Helena pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T14:02:14Z
dc.date.available 2012-10-21T14:02:14Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 224582 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo a proposição de um modelo de design educacional para o ensino de graduação presencial com disciplinas na modalidade à distância. Com base na pesquisa realizada e nas necessidades dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, criou-se um modelo de design fundamentado principalmente na união dos princípios pedagógicos Construtivista de Boyle, Colaborativa de Paas, e das oito Dimensões do E-learning propostas por Khan. O modelo apresenta um ambiente que dá ao aluno a oportunidade de construir seu conhecimento, ao mesmo tempo em que, colabora e interage com os demais atores envolvidos no processo, tendo ainda o acesso a outros autores além daqueles indicados na disciplina, isto dentro de uma estrutura totalmente integrada em oito dimensões institucionais. Permite que o professor realize o planejamento da disciplina não como apenas um transmissor, mas como um mediador do conhecimento. Possibilita ao tutor e monitor o acompanhamento e evolução do aluno a partir da gerência do tempo. Também, elaborou-se um protótipo do modelo para sua aplicação nas disciplinas EAD no curso de Ciência de Computação tendo como base a disciplina de teoria dos grafos ; um estudo comparativo do funcionamento da mesma na modalidade presencial e à distância é apresentado como estudo de caso parcial a organização do conteúdo da disciplina de teoria dos grafos do curso de ciência da computação presencial da UNISUL, campus Araranguá, Santa Catarina. Concluiu-se que o modelo de design aqui proposto possibilitou a criação de um ambiente de aprendizagem integrado para conteúdos, exercícios, pesquisa e interação com meio acadêmico, evitando os trabalhos em duplicidade por parte dos atores envolvidos. Anda permite ao professor autor planejar e organizar sua disciplina de forma que o aluno possa construir seu conhecimento dentro de sua disponibilidade de tempo, sem precisar obedecer uma ordem de conteúdo estabelecida pelo professor, método comumente utilizado no ensino tradicional. pt_BR
dc.format.extent 135 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ambiente de sala de aula pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.subject.classification Comunicação na educação pt_BR
dc.title Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224582.pdf 2.169Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar