Uma crítica ao pragmatismo a partir de uma reflexão sobre o papel da ciência no projeto filosófico de John Dewey

DSpace Repository

A- A A+

Uma crítica ao pragmatismo a partir de uma reflexão sobre o papel da ciência no projeto filosófico de John Dewey

Show full item record

Title: Uma crítica ao pragmatismo a partir de uma reflexão sobre o papel da ciência no projeto filosófico de John Dewey
Author: Pinto, Humberto Pessoa
Abstract: O pensamento de John Dewey é centrado em problemas ético-sociais. Preocupa-o a grave crise moral em que a sociedade mergulhou em decorrência do progresso científico e tecnológico, que, ao provocar mudanças rápidas e profundas nas condições sob as quais vivemos, confundiu nossos valores e desorganizou nossa conduta. Dewey pensa que tal crise pode ser resolvida por meio da própria ciência, cujo método crítico e experimental poderia servir de inspiração e guia para a reconstrução racional das instituições, dos hábitos e dos fins sociais. Tal reconstrução, entretanto, encontraria forte resistência nos meios intelectuais, em virtude da noção tradicional segundo a qual o conhecimento é uma representação estática da realidade, um processo separado de e superior à ação. Para viabilizar seu projeto reconstrutivo, pois, Dewey tem de reformular a teoria do conhecimento, de modo a reinserir este no domínio prático. A nova concepção de conhecimento por ele proposta vem intimamente ligada à noção de valor. Em contraste com a teoria tradicional, que, ao identificar de modo exclusivo os objetos do conhecimento com o real, implicitamente atribuía valor intrínseco a tais objetos, Dewey considera intrinsecamente valiosas apenas as qualidades particulares imediatamente percebidas e desfrutadas na experiência não-cognitiva. Os objetos do conhecimento, por sua vez, são reduzidos a nada mais que conseqüências antecipadas de eventos presentes, usadas como guia para o controle e a conexão dos fenômenos, de modo que passam a ter valor apenas instrumental. Assim, o conhecimento, quer na forma ordinária, quer na científica, torna-se uma mera forma de ação, de prática.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87057
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar