Proposta de integração entre ensino, aprendizagem, comunicação e virtualidade: uma arquitetura de reestruturação para o ensino superior

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de integração entre ensino, aprendizagem, comunicação e virtualidade: uma arquitetura de reestruturação para o ensino superior

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Yonemoto, Hiroshi Wilson pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:34:08Z
dc.date.available 2012-10-21T13:34:08Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 204098 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87027
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A Educação à Distância apresenta-se como alternativa das instituições frente ao ritmo frenético de desenvolvimento e possibilidades oferecidas pelas tecnologias de comunicação. As fronteiras geográficas e temporais assumem limites cada vez mais tênues, embora outras fronteiras, outras distâncias e outras barreiras surgem como desafio aos avanços tecnológicos. A educação pode abandonar o caráter linear, que considera o aluno como sujeito passivo e memorizador, passando a integrá-lo na construção ativa de conhecimentos. Esse perfil de aluno requerido e a utilização de tecnologias se encaixam no modelo de aprendizagem colaborativa, onde o aprendiz é considerado participante ativo e o professor atua como colaborador e incentivador. O objetivo deste trabalho é integrar a aprendizagem, a comunicação e a virtualidade, buscando elementos facilitadores através da bibliografia, em um ambiente colaborativo que busque primeiro a reestruturação, para então, buscar a virtualização. Esses elementos foram agrupados neste trabalho através da elaboração de uma arquitetura que integre a reestruturação, a virtualização, a aprendizagem e a comunicação. Junto às abordagens de educação, comunicação e tecnologias aplicadas no ensino à distância, destacam-se: a interdisciplinaridade e os elementos de gestão, nível organizacional aplicados como tentativa de melhoria das instituições, desde o nível de tarefas, até o. pt_BR
dc.format.extent 347 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Proposta de integração entre ensino, aprendizagem, comunicação e virtualidade: uma arquitetura de reestruturação para o ensino superior pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
204098.pdf 3.134Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar