dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Yonemoto, Hiroshi Wilson |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T13:34:08Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T13:34:08Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
204098 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87027 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A Educação à Distância apresenta-se como alternativa das instituições frente ao ritmo frenético de desenvolvimento e possibilidades oferecidas pelas tecnologias de comunicação. As fronteiras geográficas e temporais assumem limites cada vez mais tênues, embora outras fronteiras, outras distâncias e outras barreiras surgem como desafio aos avanços tecnológicos. A educação pode abandonar o caráter linear, que considera o aluno como sujeito passivo e memorizador, passando a integrá-lo na construção ativa de conhecimentos. Esse perfil de aluno requerido e a utilização de tecnologias se encaixam no modelo de aprendizagem colaborativa, onde o aprendiz é considerado participante ativo e o professor atua como colaborador e incentivador. O objetivo deste trabalho é integrar a aprendizagem, a comunicação e a virtualidade, buscando elementos facilitadores através da bibliografia, em um ambiente colaborativo que busque primeiro a reestruturação, para então, buscar a virtualização. Esses elementos foram agrupados neste trabalho através da elaboração de uma arquitetura que integre a reestruturação, a virtualização, a aprendizagem e a comunicação. Junto às abordagens de educação, comunicação e tecnologias aplicadas no ensino à distância, destacam-se: a interdisciplinaridade e os elementos de gestão, nível organizacional aplicados como tentativa de melhoria das instituições, desde o nível de tarefas, até o. |
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dc.format.extent |
347 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
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dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.title |
Proposta de integração entre ensino, aprendizagem, comunicação e virtualidade: uma arquitetura de reestruturação para o ensino superior |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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