Escoamento e transferência de calor em motores elétricos de indução

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Escoamento e transferência de calor em motores elétricos de indução

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Prata, Alvaro Toubes pt_BR
dc.contributor.author Voigdlener, Thiago pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:25:32Z
dc.date.available 2012-10-21T13:25:32Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 208191 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87014
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica pt_BR
dc.description.abstract A predição da distribuição de temperatura em uma máquina elétrica girante é tão importante quanto a predição do seu rendimento. Apesar da importância de se conhecer a temperatura no interior de máquinas elétricas girantes a literatura disponível não apresenta metodologias que possibilitem obter tal informação de forma satisfatória, que façam uso do estado da arte referente ao conhecimento disponível em escoamento e transferência de calor. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo térmico híbrido para determinar a distribuição de temperatura em um motor de indução, operando em regime permanente. O modelo térmico híbrido consiste na combinação de parâmetros térmicos globais e de parâmetros térmicos distribuídos nas diferentes partes da máquina. Na análise da distribuição da temperatura é de fundamental importância o conhecimento de dois parâmetros principais: a distribuição das perdas (fontes de calor) envolvidas na máquina, e no presente trabalho estas perdas são avaliadas através de ensaios elétricos, e distribuídas no estator e no rotor; e o coeficiente convectivo de transferência de calor da superfície externa da máquina. A análise deste coeficiente convectivo baseia-se nos resultados do modelo numérico utilizado na simulação do escoamento e transferência de calor da superfície externa do motor através do método de volumes finitos. O modelo proposto é aplicado para um motor de indução trifásico (50cv, 440V e IV pólos). A validação do modelo é obtida através de dados experimentais de temperatura e fluxo de calor em pontos estratégicos nas diferentes partes do motor. pt_BR
dc.format.extent xxiii,| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Motores eletricos de indução pt_BR
dc.subject.classification Calor - pt_BR
dc.subject.classification Transmissao pt_BR
dc.title Escoamento e transferência de calor em motores elétricos de indução pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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