Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários

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Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Peixoto, Cristiani do Nascimento pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:00:17Z
dc.date.available 2012-10-21T13:00:17Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 222007 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86975
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi caracterizar as estratégias de enfrentamento de estresse (coping) no trabalho de professores universitários de instituições privadas. Cento e dois professores participaram deste estudo, respondendo a questionários sobre estratégias de enfrentamento, manejo de sintomas e sintomas de estresse. As medidas foram auto-aplicadas e entregues, após o preenchimento, à pesquisadora. As estratégias mais utilizadas foram: de controle, seguida de confronto e de esquiva. Dentre as estratégias de controle as mais freqüentes foram: (1) procurar cumprir, da melhor maneira, suas atividades. (2) responder a solicitações da instituição. Dentre as de confronto, foram: (1) procurar realizar as atividades mais importantes. (2) discutir queixas discentes com a coordenação. (3) defender idéias quando há divergências teóricas. Dentre as de esquiva, foram: (1) quanto ao excesso de alunos pensa que não há o que fazer. (2) evitar dar atenção à saída constante de alunos da sala de aula. (3) evitar contato com alguns colegas de trabalho. O suporte social foi um dos manejos que mostrou correlação negativa significativa com a estratégia esquiva e positiva e significativamente relacionada com a estratégia controle, dado favorecedor de impacto positivo sobre a saúde. Os resultados forneceram evidências de que os professores apresentam sintomas de estresse e, dentre os mais freqüentes, estão sensação de desgaste físico, tensão muscular, cansaço excessivo, irritabilidade e ansiedade. pt_BR
dc.format.extent x, 86 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Stress ocupacional pt_BR
dc.subject.classification Stress ocupacional pt_BR
dc.title Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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