dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sousa, Janice Tirelli Ponte de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Brum, Dalva Marisa Ribas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T10:50:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T10:50:44Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
210458 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86809 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Sociologia Política |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve por objetivo analisar aspectos referentes às questões de gênero, classe e etnia presentes no Projeto Político Pedagógico, nas relações entre professores e alunos, e na cultura escolar cotidiana que evidenciam elementos orientadores de uma política cultural que reforçam as diferenças apontadas como objeto central dessa investigação e tragam à luz as práticas sociais escolares que reforçam preconceitos e conduzem a discriminações. Para a obtenção dos dados foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionário com os alunos e entrevistas com professores/as e alunos/as da escola em estudo. A discussão teórica apresentou-se como um diálogo entre as teorias críticas e pós-críticas, na qual o pensamento dos autores Tomáz Tadeu da Silva e Henry Giroux estabeleceram- se como eixo central da discussão. Os resultados da pesquisa apontam para uma sociabilidade juvenil em transformação, na qual a escola como espaço produtor de significados tem, por um lado, reproduzido discursos e práticas discriminatórias, mas por outro lado, apresenta algumas resistências e caminhos que apontam para uma sociabilidade mais democrática e igualitária no que se refere a gênero, classe e etnia. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 129 f.| ils., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia politica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociabilidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto político-pedagógico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.title |
Expressões juvenis na cultura escolar: um olhar para a escola pública |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |