dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bruciapaglia, Augusto Humberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, André Camargo Guedes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T10:28:56Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T10:28:56Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
205078 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86772 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A engenharia de Controle tem no Brasil uma situação diferenciada em relação a outros países, com uma habilitação específica regulamentada pelos órgãos educacional e profissional, em reconhecimento à relevância da área e de sua principal aplicação, a automação, para a tecnologia atual. Diante deste contexto e da falta de estudos aprofundados sobre essa engenharia recente, ainda fortemente dependente de cursos clássicos, esta tese objetiva definir bases racionais adequadas para seu processo pedagógico, tendo como referência a realidade brasileira e as esparsas pesquisas disponíveis (estudos complementares são apresentados). Tais bases são desenvolvidas através de modelos epistemológico e pedagógico, que tratam, respectivamente, das relações coletivas e individuais com o conhecimento, sustentando-se em um arcabouço filosófico consistente e bem definido. O modelo epistemológico situa o conhecimento em controle, definindo sua natureza e dinâmica, e caracterizando os aspectos experimentais e aplicados. O pedagógico, por sua vez, parte do epistemológico para representar as relações pedagógicas do curso e indicar princípios a serem buscados em sua formação. A partir dos modelos são realizados estudos transversais que os corroboram, estendendo-os principalmente sobre nossa realidade de formação. Por último, é aprofundada a questão da síntese curricular, com a indicação de corolários que podem orientar os colegiados dos cursos na definição das estratégias pedagógicas e dos objetos de formação locais. A tese procura atender, deste modo, seu objetivo implícito de sistematizar, em torno de um eixo racional próprio, os conhecimentos relacionados à formação em engenharia de controle, catalisando o desenvolvimento da comunidade [nacional]. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 176 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia eletrica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controle automatico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Epistemologia |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo para a engenharia de controle no Brasil |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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