dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Lerípio, Alexandre De Ávila |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Heinzmann, Lígia Maria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T10:26:39Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T10:26:39Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
223253 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86768 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho refere-se a avaliação da capacidade de Aprendizagem Organizacional, um estudo comparativo em duas organizações. Para fazer a avaliação, foi necessário, construir um Instrumento, o qual foi elaborado, tomando como referência a Perspectiva Capacitacional - Abordagem Integrada de DiBella e Nevis. Optou-se por essa Perspectiva, pelo fato de a mesma combinar elementos das Perspectivas Normativa e Desenvolvimental. De acordo com a Perspectiva Capacitacional, toda e qualquer organização, como sistema social, tem características de aprendizagem, sendo que representa uma visão pluralista sobre a questão. As asserções do Instrumento foram elaboradas com base nas Orientações de Aprendizagem e nos Fatores Facilitadores. As bases conceituais para construção do Instrumento foram apresentadas no capítulo dois. Através do método desenvolvido, da aplicação do instrumento, da compilação e análise dos dados, da avaliação e do estudo comparativo, foi possível concluir que mesmo que, a Organização "A" e "B" tenham como predominância asserções de média contribuição, e que tenham desenvolvido uma média capacidade de aprendizagem organizacional, a Organização "A" apresenta no conjunto das asserções um maior desenvolvimento da capacidade, em relação a Organização "B". É importante ressaltar um ponto positivo da Organização "A", que é a presença de sete asserções com grande contribuição e apenas uma asserção com pequena contribuição. Isso demonstra que a Organização é composta por pessoas que compreendem as mudanças e inovações como oportunidades de crescimento, aperfeiçoamento e percebem as possibilidades de aprendizagem. |
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dc.format.extent |
131f.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem organizacional |
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dc.subject.classification |
Capacidade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas |
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dc.subject.classification |
Aspectos ambientais |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da capacidade de aprendizagem organizacional: um estudo comparativo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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