Avaliação da capacidade de aprendizagem organizacional: um estudo comparativo

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Avaliação da capacidade de aprendizagem organizacional: um estudo comparativo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lerípio, Alexandre De Ávila pt_BR
dc.contributor.author Heinzmann, Lígia Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T10:26:39Z
dc.date.available 2012-10-21T10:26:39Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 223253 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86768
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho refere-se a avaliação da capacidade de Aprendizagem Organizacional, um estudo comparativo em duas organizações. Para fazer a avaliação, foi necessário, construir um Instrumento, o qual foi elaborado, tomando como referência a Perspectiva Capacitacional - Abordagem Integrada de DiBella e Nevis. Optou-se por essa Perspectiva, pelo fato de a mesma combinar elementos das Perspectivas Normativa e Desenvolvimental. De acordo com a Perspectiva Capacitacional, toda e qualquer organização, como sistema social, tem características de aprendizagem, sendo que representa uma visão pluralista sobre a questão. As asserções do Instrumento foram elaboradas com base nas Orientações de Aprendizagem e nos Fatores Facilitadores. As bases conceituais para construção do Instrumento foram apresentadas no capítulo dois. Através do método desenvolvido, da aplicação do instrumento, da compilação e análise dos dados, da avaliação e do estudo comparativo, foi possível concluir que mesmo que, a Organização "A" e "B" tenham como predominância asserções de média contribuição, e que tenham desenvolvido uma média capacidade de aprendizagem organizacional, a Organização "A" apresenta no conjunto das asserções um maior desenvolvimento da capacidade, em relação a Organização "B". É importante ressaltar um ponto positivo da Organização "A", que é a presença de sete asserções com grande contribuição e apenas uma asserção com pequena contribuição. Isso demonstra que a Organização é composta por pessoas que compreendem as mudanças e inovações como oportunidades de crescimento, aperfeiçoamento e percebem as possibilidades de aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent 131f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject.classification Capacidade de aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Aspectos ambientais pt_BR
dc.title Avaliação da capacidade de aprendizagem organizacional: um estudo comparativo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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