Auditoria como uma ferramenta para atingir a melhoria contínua em construtoras

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Auditoria como uma ferramenta para atingir a melhoria contínua em construtoras

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jungles, Antonio Edesio pt_BR
dc.contributor.author Araújo, Márcio Silva Viana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T09:50:29Z
dc.date.available 2012-10-21T09:50:29Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 224525 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86708
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, de cunho qualitativo, revela como a auditoria de sistema de gestão pode colaborar no processo da melhoria contínua em construtoras. Para isto, foram entrevistados os principais agentes envolvidos no sistema: diretores e coordenadores da qualidade por parte das construtoras e auditores vinculados a um organismo certificador de sistema (OCS). Nas entrevistas, abordando os diretores e coordenadores da qualidade, buscou-se obter qual a opinião sobre: alguns conceitos relacionados à melhoria contínua; se o método empregado atualmente de auditar, dos auditores, agrega valor às construtoras e; como a relação entre construtoras e auditores pós-auditoria pode influenciar na melhoria contínua da empresa. Já nas entrevistas com os auditores buscou-se: captar as interpretações dos auditores de alguns conceitos relativos à melhoria contínua; identificar itens que facilitem o preparo da auditoria para fins da melhoria contínua da construtora; distinguir as características pertencentes ao processo de realização da auditoria que podem contribuir para a melhoria contínua da empresa, e; avaliar como o período pós-auditoria pode influenciar na estratégia das organizações. Foram cruzadas as informações provenientes dos diretores, coordenadores da qualidade e auditores, originando os resultados da pesquisa, que podem ser descritos, entre os principais: os diversos entendimentos sobre os conceitos de melhoria contínua entre os diretores e coordenadores da qualidade; a melhoria contínua do sistema de gestão das construtoras sendo avaliada nas auditorias por meio de resultados financeiros, do crescimento do grau de satisfação dos clientes, da situação da empresa em relação aos competidores do mercado (benchmarking), da adoção de métodos construtivos atendendo à questões ambientais, das soluções que minimizem a rotatividade dos trabalhadores da construção civil e do grau de satisfação dos funcionários das empresas, e que, na opinião dos empresários da construção, a auditoria contribuiria mais para a melhoria contínua da construtora se utilizasse um único auditor durante o mínimo de três ciclos de auditorias seguidos. pt_BR
dc.format.extent 139 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Industria de construção civil pt_BR
dc.subject.classification Auditoria pt_BR
dc.subject.classification Auditoria administrativa pt_BR
dc.subject.classification Construção civil pt_BR
dc.subject.classification Controle de qualidade pt_BR
dc.title Auditoria como uma ferramenta para atingir a melhoria contínua em construtoras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lerípio, Alexandre De Ávila pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224525.pdf 795.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar