O olho que se faz olhar: os sentidos do espaço estético do Colégio de Aplicação da UFSC para alunos do ensino fundamental

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O olho que se faz olhar: os sentidos do espaço estético do Colégio de Aplicação da UFSC para alunos do ensino fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanella, Andrea Vieira pt_BR
dc.contributor.author Costa, Fabiola Cirimbelli Burigo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T09:39:27Z
dc.date.available 2012-10-21T09:39:27Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 207627 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86691
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação teve como objetivo investigar os sentidos do "Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC" para alunos de 8ª série do Colégio de Aplicação, visando analisar como estes significam o processo de alfabetização estético-artístico-visual a que foram submetidos. Investigar também se, como e de que maneira este espaço provoca mudanças no olhar estético de quem por ali transita. Os aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotski e interlocutores, bem como a proposta Triangular do Ensino de Arte de Ana Mae Barbosa são fundamentações para a realização do presente estudo. Na dinâmica de investigação, foram utilizados como procedimentos para a coleta de informações: entrevistas com onze alunos, observações in loco e documentos, sendo a análise de conteúdo utilizada para a análise, interpretação e compreensão das informações obtidas. Constatou-se a importância de espaços estéticos, artísticos, didáticos e pedagógicos em contextos escolares por possibilitarem o acesso ao universo da produção estético-artístico-visual, criando condições para que alunos e comunidade escolar vivenciem experiências significativas através da exposição da produção, da fruição dessas formas e das reflexões provenientes da relação arte-vida, expandindo, na dialogia com o outro, valores e conceitos culturais, estéticos, artísticos visuais e éticos. Considerando que a função da escola é não apenas a de socializar conhecimentos científicos, mas também a de possibilitar a constituição de sujeitos críticos, criativos e transformadores da realidade, de forma que os alunos possam interpretar o mundo e nele deliberadamente intervir, buscamos com esta pesquisa contribuir para a construção de uma escola em que a dimensão ética e estética seja valorizada, onde a expressividade do sujeito seja permitida e onde o conhecimento já sistematizado seja tratado de forma histórica e em sua condição polissêmica. pt_BR
dc.format.extent 306 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Arte pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.title O olho que se faz olhar: os sentidos do espaço estético do Colégio de Aplicação da UFSC para alunos do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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