A necessidade da formação do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar: um estudo de caso em enfermarias pediátricas do Hospital de Clínicas da UFPR

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A necessidade da formação do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar: um estudo de caso em enfermarias pediátricas do Hospital de Clínicas da UFPR

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Mirian Loureiro pt_BR
dc.contributor.author Menezes, Cinthya Vernizi Adachi de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T09:32:07Z
dc.date.available 2012-10-21T09:32:07Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 223753 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86680
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo discutir a formação do pedagogo para atuar no ambiente hospitalar, por meio de estudo de caso realizado no ano de 2002 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, buscando apontar a necessidade da atuação desse profissional, explicitando as necessidades e limitações de sua formação. Como referencial teórico, utilizaram-se as Diretrizes para formação do professor em nível superior, pois se trata de uma proposta que considera os elementos da formação, mas não focaliza a diversidade de ambientes de atuação do professor. Dessa forma, a Pedagogia Hospitalar representa a resposta para a construção de conhecimentos, contemplando o direito inalienável de crianças e jovens hospitalizados à educação. A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Esta pesquisa analisou o relatório de atividades de quatro bolsistas e três voluntárias extensionistas que participaram do projeto de extensão da UFPR intitulado A formação do leitor: a literatura infantil na Pedagogia Hospitalar, parte integrante do relatório do referido projeto. As análises preliminares dos dados estão sendo desenvolvidas com o apoio das DCNs para formação de professores em nível superior, a LDBEN e documentos elaborados pela SEESP e possibilitam apresentar informações referentes aos elementos conceituais presentes no relatório das bolsistas e voluntárias e as concepções teóricas com relação à atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, as percepções em relação a formação deste profissional e a identificação da necessidade do comprometimento com o sucesso do educando na proposta de atenção integral, desenvolvendo uma prática pedagógica na perspectiva da educação universal e inclusiva. pt_BR
dc.format.extent XII,118f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Hospitais pt_BR
dc.subject.classification Educadores pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title A necessidade da formação do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar: um estudo de caso em enfermarias pediátricas do Hospital de Clínicas da UFPR pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
223753.pdf 3.883Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar