Análise do processo estratégico de logística nas grandes e médias empresas de produtos de cerâmica de revestimento de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Análise do processo estratégico de logística nas grandes e médias empresas de produtos de cerâmica de revestimento de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mussi, Carlos Wolowski pt_BR
dc.contributor.author Bendezú Estupiñán, Fiorella Angélica Anahí pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T08:48:49Z
dc.date.available 2012-10-21T08:48:49Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 202241 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86615
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetivou verificar o processo estratégico da logística nas empresas de médio e grande porte da indústria de cerâmica de revestimento de Santa Catarina, tendo por base teórica o modelo de tipologia de orientações da estratégia logística desenvolvido por Bowersox e Daugherty (1987). Para melhor compreensão do tema, procedeu-se, inicialmente, a uma síntese da literatura específica para este estudo, sob aspectos tais como estratégia empresarial, logística, cadeia de abastecimento e estudos sobre a estratégia logística. A metodologia descreveu os métodos e as técnicas usados para a coleta e tratamento dos dados da pesquisa. O estudo caracterizou-se, como exploratório assumiu características de um estudo descritivo ao pesquisar, nas empresas da amostra, as apreciações e opiniões relevantes à orientação da estratégia de logística. Foi aplicado um questionário de 33 questões fechadas dividido em cinco áreas, as quais representaram as variáveis para a análise: integração logística; competitividade; estratégia logística; decisões sobre investimentos em armazenamento privado; e ambiente externo. O tratamento dos dados baseou-se no método aplicado no trabalho de McGinnis e Kohn (2002), assumindo pesos para as orientações em cada questão. Antes de analisar os dados, buscou-se conhecer a realidade da região e o ambiente da indústria de cerâmica de revestimento, e de materiais minerais não metálicos, como forma de obter um referencial adequado e realista para a análise dos resultados obtidos com as informações coletadas nas empresas pesquisadas. Os resultados da pesquisa apresentaram as opiniões das organizações da amostra a respeito da logística e dos elementos que, observada a tipologia, consideraram-se estratégicos. Os mercados ocupados, na opinião dos responsáveis pela logística, são definidos como de concorrência acirrada e que exigem um comportamento agressivo para a manutenção do espaço e qualificaram as empresas como concorrentes fortes nos mercados que ocupam. As empresas mostraram preocupação no aspecto de controle e coordenação de atividades logísticas e com os custos envolvidos, dentro da empresas e com os distribuidores, fornecedores, varejistas, intermediários que compõem a cadeia de suprimentos. O serviço ao cliente é considerado um parâmetro competitivo no mercado. A orientação para o processo foi destacada na estratégia que dirige as empresas, no entanto, a orientação para o mercado e informação são integrantes importantes da configuração estratégica para o processo logístico.Concluiu-se que a estratégia da logística nas empresas pesquisadas é resultado de um conjunto de fatores que variam a partir das políticas internas e da estratégia da empresa. pt_BR
dc.format.extent 93 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Cerâmica pt_BR
dc.subject.classification Indústria pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title Análise do processo estratégico de logística nas grandes e médias empresas de produtos de cerâmica de revestimento de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
202241.pdf 1.265Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar