dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dalledone, Simone B. Saliba |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T08:22:48Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T08:22:48Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
197116 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86576 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A Internet cria novas oportunidades de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de desenvolvimento do conhecimento, ao transformar processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola uma nova forma de interação com os indivíduos e com o mundo. Neste contexto, o fundamental é colocar as informações e experiências adquiridas à disposição de um número cada vez maior de pessoas. Esta pesquisa aborda o trabalho com projetos como sendo um caminho para transformar a escola em um espaço aberto à aprendizagens significativas para todos que dele participam. A Internet é apresentada como instrumento na educação que promove uma revisão e mudanças nas formas tradicionais de ensinar e aprender, valorizando os processos interativos de comunicação, colaboração e criatividade indispensáveis ao novo profissional da sociedade do conhecimento. Com isso, surge a necessidade de um ambiente de aprendizagem que promova a realização de trabalhos utilizando-se recursos da Internet, motivando a aprendizagem e auxiliando no aprimorando das capacidades básicas necessárias ao indivíduo da sociedade da informação, como a de saber pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular e trabalhar em equipe. Nesse processo, professores e alunos são aprendizes e colaboradores e a escola passa a ter o papel importante de buscar formas de promover o aperfeiçoamento e as adequações necessárias no processo educacional. Com base nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, enfatizando os trabalhos colaborativos na Internet, é apresentado o protótipo do ambiente de apoio ao processo de ensino e aprendizagem na Internet para desenvolvimento de projetos Educacionais. O protótipo tem por finalidade possibilitar a integração "entre escolas", formando uma comunidade educacional, incentivando o desenvolvimento de projetos dentro das instituições, complementando o trabalho realizado em sala de aula. No ambiente proposto, os professores podem compartilhar com a comunidade sua experiência em projetos já desenvolvidos através de documentações como relatório final e diário de bordo e os alunos têm a possibilidade de desenvolver projetos usando as ferramentas de interação e de integração, como o editor cooperativo de texto (Co-Word) e o editor cooperativo de imagem. O ambiente apoia e incentiva o trabalho do professor, e no contexto de projetos colaborativos, reforça a idéia de que o aluno é visto como um agente ativo, que aprende a fazer coisas e a refletir sobre o que faz; que tem a oportunidade de pensar por si mesmo e comparar o seu processo de pensar com o dos outros, estimulando assim, o pensamento crítico, característica essencial na sociedade da informação para a qual ele está sendo preparado. |
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dc.format.extent |
104 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos educacionais |
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dc.title |
Ambiente de apoio ao processo ensino-aprendizagem na internet para desenvolvimento de projetos educacionais |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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