O diálogo no processo de aprendizagem organizacional

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O diálogo no processo de aprendizagem organizacional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanelli, Jose Carlos pt_BR
dc.contributor.author Campos, Marly Sorel pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T06:50:25Z
dc.date.available 2012-10-21T06:50:25Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 195307 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86421
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de uma dissertação de cunho teórico que busca analisar o papel do diálogo na aprendizagem organizacional, lacuna identificada a partir da revisão bibliográfica. A aprendizagem organizacional é entendida como um processo complexo de criação de conhecimento para o desenvolvimento de soluções às demandas com que as organizações se deparam. Essa aprendizagem inicia-se no plano individual e depende da interação entre os indivíduos e grupos, estendendo-se para a organização. Fatores organizacionais como os processos de trabalho e a cultura vão afetar a aprendizagem, contudo, o diálogo pode ter um papel preponderante no processo. O diálogo, enquanto forma de comunicação, está inserido na estrutura da linguagem que, ao possibilitar a reprodução simbólica da realidade, a expressão e comunicação do pensamento, a inserção do indivíduo na cultura bem como a socialização e interação entre seus membros, fornece bases para a aprendizagem. Contudo, o processo de aprendizagem não acontece linear e progressivamente: modelos mentais individuais e padrões de ação vigentes na cultura organizacional tanto podem facilitar quanto podem dificultar a aprendizagem organizacional. A presente dissertação busca compreender como a comunicação pelo diálogo pode contribuir para desvelar tais modelos e padrões e facilitar o processo de aprendizagem organizacional. O exame de alguns modelos de aprendizagem organizacional e de práticas de diálogo permite verificar que o diálogo pode ter um papel essencial na explicitação dos modelos mentais e dos pressupostos compartilhados, favorecendo a compreensão tanto das próprias posições quanto das diferenças sustentadas pelas outras pessoas, estabelecendo um campo comum, favorável à aprendizagem e à criação de inovações. pt_BR
dc.format.extent 133 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comunicação nas organizações pt_BR
dc.subject.classification Clima organizacional pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem industrial pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Administração de pessoal pt_BR
dc.title O diálogo no processo de aprendizagem organizacional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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