dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zanelli, Jose Carlos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Marly Sorel |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T06:50:25Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T06:50:25Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195307 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86421 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Trata-se de uma dissertação de cunho teórico que busca analisar o papel do diálogo na aprendizagem organizacional, lacuna identificada a partir da revisão bibliográfica. A aprendizagem organizacional é entendida como um processo complexo de criação de conhecimento para o desenvolvimento de soluções às demandas com que as organizações se deparam. Essa aprendizagem inicia-se no plano individual e depende da interação entre os indivíduos e grupos, estendendo-se para a organização. Fatores organizacionais como os processos de trabalho e a cultura vão afetar a aprendizagem, contudo, o diálogo pode ter um papel preponderante no processo. O diálogo, enquanto forma de comunicação, está inserido na estrutura da linguagem que, ao possibilitar a reprodução simbólica da realidade, a expressão e comunicação do pensamento, a inserção do indivíduo na cultura bem como a socialização e interação entre seus membros, fornece bases para a aprendizagem. Contudo, o processo de aprendizagem não acontece linear e progressivamente: modelos mentais individuais e padrões de ação vigentes na cultura organizacional tanto podem facilitar quanto podem dificultar a aprendizagem organizacional. A presente dissertação busca compreender como a comunicação pelo diálogo pode contribuir para desvelar tais modelos e padrões e facilitar o processo de aprendizagem organizacional. O exame de alguns modelos de aprendizagem organizacional e de práticas de diálogo permite verificar que o diálogo pode ter um papel essencial na explicitação dos modelos mentais e dos pressupostos compartilhados, favorecendo a compreensão tanto das próprias posições quanto das diferenças sustentadas pelas outras pessoas, estabelecendo um campo comum, favorável à aprendizagem e à criação de inovações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
133 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Comunicação nas organizações |
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dc.subject.classification |
Clima organizacional |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem industrial |
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dc.subject.classification |
Aspectos psicologicos |
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dc.subject.classification |
Administração de pessoal |
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dc.title |
O diálogo no processo de aprendizagem organizacional |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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