dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Franzoni, Ana Maria Bencciveni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Freitas, Ana Maria Zen de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T06:06:38Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T06:06:38Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225507 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86354 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A fim de manter a otimização dos seus lucros e principalmente a sobrevivência no mercado, as organizações tentam obter vantagem competitiva, aprimorando seus métodos organizacionais. As empresas contemporâneas estão precisando se adaptar às pressões externas e internas geradas pela globalização. Novas premissas, adequadas a novos fatores, estão sendo exigidas para alcançar a competitividade, sendo o desafio atual da indústria brasileira. Identificar os fatores que determinam a competitividade de uma indústria e as estratégias é um dos objetivos básicos dos administradores industriais. O presente trabalho discutiu a competitividade, estratégia, análise estrutural de indústria e cadeia de valor, avaliando as ações competitivas como catalisador de competitividade. A discussão partiu da compreensão dos conceitos de competitividade e vantagens competitivas, buscando mostrar a dinâmica do mercado. O grande papel das empresas brasileiras nessa era global é a busca de políticas por meio da adoção de novas tecnologias, minimização de custos, qualificação da mão-de-obra, complementados com desenvolvimento de marketing, inovação de produtos e parcerias com fornecedores, dentre outros, para se efetivar a transformação necessária às empresas no atual ambiente de negócios. O estudo tem por objetivo identificar as ações estratégias adotadas em 14 indústrias de confecções, partindo da coleta de dados sobre os fornecedores até o perfil dos clientes. Para demonstrar a evidência das estratégias competitivas, foram utilizadas as estratégias genéricas de Porter |
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dc.format.extent |
102 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Concorrencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Vestuario |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias competitivas: um estudo no setor de confecções das empresas de médio porte de Colatina |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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