Estratégias competitivas: um estudo no setor de confecções das empresas de médio porte de Colatina

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias competitivas: um estudo no setor de confecções das empresas de médio porte de Colatina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Franzoni, Ana Maria Bencciveni pt_BR
dc.contributor.author Freitas, Ana Maria Zen de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T06:06:38Z
dc.date.available 2012-10-21T06:06:38Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 225507 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86354
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A fim de manter a otimização dos seus lucros e principalmente a sobrevivência no mercado, as organizações tentam obter vantagem competitiva, aprimorando seus métodos organizacionais. As empresas contemporâneas estão precisando se adaptar às pressões externas e internas geradas pela globalização. Novas premissas, adequadas a novos fatores, estão sendo exigidas para alcançar a competitividade, sendo o desafio atual da indústria brasileira. Identificar os fatores que determinam a competitividade de uma indústria e as estratégias é um dos objetivos básicos dos administradores industriais. O presente trabalho discutiu a competitividade, estratégia, análise estrutural de indústria e cadeia de valor, avaliando as ações competitivas como catalisador de competitividade. A discussão partiu da compreensão dos conceitos de competitividade e vantagens competitivas, buscando mostrar a dinâmica do mercado. O grande papel das empresas brasileiras nessa era global é a busca de políticas por meio da adoção de novas tecnologias, minimização de custos, qualificação da mão-de-obra, complementados com desenvolvimento de marketing, inovação de produtos e parcerias com fornecedores, dentre outros, para se efetivar a transformação necessária às empresas no atual ambiente de negócios. O estudo tem por objetivo identificar as ações estratégias adotadas em 14 indústrias de confecções, partindo da coleta de dados sobre os fornecedores até o perfil dos clientes. Para demonstrar a evidência das estratégias competitivas, foram utilizadas as estratégias genéricas de Porter pt_BR
dc.format.extent 102 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Industria pt_BR
dc.subject.classification Concorrencia pt_BR
dc.subject.classification Competitividade pt_BR
dc.subject.classification Vestuario pt_BR
dc.subject.classification Industria pt_BR
dc.title Estratégias competitivas: um estudo no setor de confecções das empresas de médio porte de Colatina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225507.pdf 1.036Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar