Tutor inteligente adaptável conforme as preferências do aprendiz

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Tutor inteligente adaptável conforme as preferências do aprendiz

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barreto, Jorge Muniz pt_BR
dc.contributor.author Pozzebon, Eliane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T05:19:04Z
dc.date.available 2012-10-21T05:19:04Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 190168 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86269
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Inúmeros programas foram desenvolvidos com propósitos educativos, através de estratégias de Inteligência Artificial, muitos deles permitiram a personalização da instrução, compatibilizando a apresentação dos conteúdos com o nível de conhecimento e aprendizagem do aprendiz. Uma solução para programas com propósitos educativos é a associação do hipertexto e multimídia que possibilitam a criação de ambientes mais atrativos e interativos, uma vez que permitem o acesso não linear às informações e a apresentação do conteúdo de forma mais dinâmica como: áudio, vídeo, animações, textos, gráficos etc. Este trabalho propõe a adaptação de tutores inteligentes conforme as preferências do aprendiz utilizando regras de produção. Para validar os conceitos apresentados foi realizada a adaptação do protótipo de um tutor para ensino dos conceitos básicos de neurofisiologia. O protótipo para ensino de Neurofisiologia foi desenvolvido com a utilização da modelagem de Hipertômato, que é um modelo teórico de hipertexto como autômato. A utilização deste modelo proporciona uma visão completa do funcionamento do sistema. Isto permite que falhas sejam detectadas na modelagem antes do sistema ser implementado. Utilizando regras de produção foi possível adaptar o tutor de ensino dos conceitos básicos de neurofisiologia conforme as preferências do aprendiz através das respostas obtidas por meio de um questionário. Conhecendo-se as preferências do aprendiz através do questionário pode-se adequar o sistema para que ele facilite a aprendizagem e promova um aprendizado individualizado com a efetiva construção dos conhecimentos do aprendiz. Para efetivar o mapeamento da interação entre o aprendiz e o tutor, foi utilizado um autômato (que representa o raciocínio do estudante) interagindo com um hipertômato (que representa todo o conteúdo a ser ensinado). Desta forma é possível adaptar o ambiente de acordo com as preferências do aprendiz conforme as respostas obtidas através do questionário. pt_BR
dc.format.extent iii, 96 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Inteligencia artificial pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Sistemas tutoriais inteligentes pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Neurofisiologia pt_BR
dc.title Tutor inteligente adaptável conforme as preferências do aprendiz pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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