dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rados, Gregorio Jean Varvakis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Ângela Ribeiro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T04:53:16Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T04:53:16Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225491 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86224 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação compreende um estudo de caso sobre a extensão universitária em um centro universitário privado da região Sudeste. O estudo objetivou identificar e definir um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar a prática da extensão, tomando como suporte teórico preferencial o eixo da qualidade na educação. Para tanto, propôs-se um modelo avaliativo referenciado pelos indicadores de qualidade que tomam como eixos norteadores da extensão a relevância acadêmica, que é a articulação da extensão com o ensino; a pesquisa e a atuação interdisciplinar, e a relevância social, que é a relação da extensão com a sociedade. Procedeu-se ao estudo de caso a partir de pesquisa documental do estabelecimento citado, buscando-se analisar as políticas institucionais. Outros instrumentos utilizados foram os questionários para os coordenadores de projetos e para os estagiários bolsistas, entrevistas não estruturadas, observação participante, bem como banco de dados para análise das políticas sociais, do plano acadêmico-educacional e da produção acadêmica da extensão. Os resultados obtidos apontaram que, apesar do forte investimento institucional, quando uma Instituição de Ensino Superior (IES) desconhece os indicadores de qualidade da extensão, ocorre uma depreciação e subaproveitamento da atividade de extensão, tanto do ponto de vista acadêmico quanto social. Os indicadores de qualidade de extensão orientados por um modelo avaliativo podem levar uma IES a sair de uma posição pragmática e informal para um planejamento integrado e responsivo, dentro do novo paradigma de ensino superior imposto pela realidade atual. |
pt_BR |
dc.format.extent |
183 f.| tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Extensão universitaria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
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dc.subject.classification |
Qualidade (Educação) |
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dc.subject.classification |
Avaliação educacional (Ensino superior) |
pt_BR |
dc.title |
A extensão universitária: indicadores de qualidade para avaliação de sua prática : estudo de caso em um Centro Universitário Privado |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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