A extensão universitária: indicadores de qualidade para avaliação de sua prática : estudo de caso em um Centro Universitário Privado

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A extensão universitária: indicadores de qualidade para avaliação de sua prática : estudo de caso em um Centro Universitário Privado

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Ângela Ribeiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T04:53:16Z
dc.date.available 2012-10-21T04:53:16Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 225491 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86224
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação compreende um estudo de caso sobre a extensão universitária em um centro universitário privado da região Sudeste. O estudo objetivou identificar e definir um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar a prática da extensão, tomando como suporte teórico preferencial o eixo da qualidade na educação. Para tanto, propôs-se um modelo avaliativo referenciado pelos indicadores de qualidade que tomam como eixos norteadores da extensão a relevância acadêmica, que é a articulação da extensão com o ensino; a pesquisa e a atuação interdisciplinar, e a relevância social, que é a relação da extensão com a sociedade. Procedeu-se ao estudo de caso a partir de pesquisa documental do estabelecimento citado, buscando-se analisar as políticas institucionais. Outros instrumentos utilizados foram os questionários para os coordenadores de projetos e para os estagiários bolsistas, entrevistas não estruturadas, observação participante, bem como banco de dados para análise das políticas sociais, do plano acadêmico-educacional e da produção acadêmica da extensão. Os resultados obtidos apontaram que, apesar do forte investimento institucional, quando uma Instituição de Ensino Superior (IES) desconhece os indicadores de qualidade da extensão, ocorre uma depreciação e subaproveitamento da atividade de extensão, tanto do ponto de vista acadêmico quanto social. Os indicadores de qualidade de extensão orientados por um modelo avaliativo podem levar uma IES a sair de uma posição pragmática e informal para um planejamento integrado e responsivo, dentro do novo paradigma de ensino superior imposto pela realidade atual. pt_BR
dc.format.extent 183 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Extensão universitaria pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.subject.classification Qualidade (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação educacional (Ensino superior) pt_BR
dc.title A extensão universitária: indicadores de qualidade para avaliação de sua prática : estudo de caso em um Centro Universitário Privado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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