Qualidade de vida na terceirização: um estudo de caso no setor da manutenção de telecomunicações

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Qualidade de vida na terceirização: um estudo de caso no setor da manutenção de telecomunicações

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Pedro Felipe de pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Mauro Luiz Campos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T04:23:28Z
dc.date.available 2012-10-21T04:23:28Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 234699 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86175
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar na percepção dos empregados das empresas terceirizadas de manutenção em telecomunicações no estado de Espírito Santo a questão da qualidade de vida no trabalho. A Qualidade de vida, nos tempos atuais, é para as organizações uma questão estratégica, cujo resultando implica em produtividade e satisfação física e mental dos trabalhadores. Estudo realizado através de pesquisa exploratória, onde se contempla o aspecto objetivo e subjetivo das relações de trabalho. A forma de investigar baseia-se em um estudo de caso, onde o universo pesquisado é formado por quatro empresas terceirizadas, tendo como público alvo o corpo técnico nos seguimentos de infra-estrutura. Tem-se como técnica de coleta de dados o questionário estruturado, que aplicados dentro dos sete domínios busca constatar a real situação da qualidade de vida no trabalho de técnicos e supervisores. Os resultados obtidos indicam que a maturidade tem sido um dos pontos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, enquanto a qualidade de vida requer melhor atenção, pois, observasse a necessidade dos trabalhadores serem engajados nos propósitos da empresa visando a integração e reconhecimento profissional. A questão da segurança no trabalho e tratada no terceiro momento, a questão da capacitação e discutida no quarto momento. Em quinto, os benefícios, que seria a recompensa para o seu desequilíbrio financeiro; em sexto, equidade salarial, com objetivo de satisfazer às suas necessidades básicas, e todo profissional competente devem ser remunerado de acordo com seu talento. E em sétimo a visão humanista da empresa, onde o relacionamento interno e a integração social têm como fator de melhoria da qualidade de vida no trabalho. pt_BR
dc.format.extent XXXII,155 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida no trabalho pt_BR
dc.subject.classification Telecomunicações pt_BR
dc.subject.classification Terceirização pt_BR
dc.title Qualidade de vida na terceirização: um estudo de caso no setor da manutenção de telecomunicações pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Abreu, Aline França de pt_BR


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