dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Abreu, Pedro Felipe de |
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dc.contributor.author |
Pereira, Mauro Luiz Campos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T04:23:28Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T04:23:28Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
234699 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86175 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar na percepção dos empregados das empresas terceirizadas de manutenção em telecomunicações no estado de Espírito Santo a questão da qualidade de vida no trabalho. A Qualidade de vida, nos tempos atuais, é para as organizações uma questão estratégica, cujo resultando implica em produtividade e satisfação física e mental dos trabalhadores. Estudo realizado através de pesquisa exploratória, onde se contempla o aspecto objetivo e subjetivo das relações de trabalho. A forma de investigar baseia-se em um estudo de caso, onde o universo pesquisado é formado por quatro empresas terceirizadas, tendo como público alvo o corpo técnico nos seguimentos de infra-estrutura. Tem-se como técnica de coleta de dados o questionário estruturado, que aplicados dentro dos sete domínios busca constatar a real situação da qualidade de vida no trabalho de técnicos e supervisores. Os resultados obtidos indicam que a maturidade tem sido um dos pontos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, enquanto a qualidade de vida requer melhor atenção, pois, observasse a necessidade dos trabalhadores serem engajados nos propósitos da empresa visando a integração e reconhecimento profissional. A questão da segurança no trabalho e tratada no terceiro momento, a questão da capacitação e discutida no quarto momento. Em quinto, os benefícios, que seria a recompensa para o seu desequilíbrio financeiro; em sexto, equidade salarial, com objetivo de satisfazer às suas necessidades básicas, e todo profissional competente devem ser remunerado de acordo com seu talento. E em sétimo a visão humanista da empresa, onde o relacionamento interno e a integração social têm como fator de melhoria da qualidade de vida no trabalho. |
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dc.format.extent |
XXXII,155 f.| tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Qualidade de vida no trabalho |
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dc.subject.classification |
Telecomunicações |
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dc.subject.classification |
Terceirização |
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dc.title |
Qualidade de vida na terceirização: um estudo de caso no setor da manutenção de telecomunicações |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Abreu, Aline França de |
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