Gestão por processo e autonomia das equipes de trabalho

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Gestão por processo e autonomia das equipes de trabalho

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Antonio pt_BR
dc.contributor.author Laureto, José pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T04:13:26Z
dc.date.available 2012-10-21T04:13:26Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 195594 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86158
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo avaliar a autonomia de ação das equipes de processo para o atendimento das demandas dos clientes, com base na abordagem da organização orientada para processos. O alcance desse objetivo geral impôs o desenvolvimento de três outros específicos: 1) caracterização da organização e descrição do seu modelo de gestão; 2) descrição da autonomia de ação das equipes de processo necessária à tomada de decisão, ao relacionamento dos seus integrantes e à integração de esforços para a geração dos produtos e serviços sob sua responsabilidade; e 3) avaliação da satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços a eles ofertados, uma vez que, na abordagem de processos, o atendimento de suas expectativas é a principal preocupação da organização. Como estratégia de pesquisa adotou-se o estudo de caso por meio do qual se teve acesso a dados da realidade organizacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mais especificamente do seu Departamento de Organização e Desenvolvimento (DOD), envolvendo cinco equipes de macroprocessos. Os resultados revelados pelo estudo evidenciaram que o modelo de gestão adotado pelo DOD aproxima-se mais da abordagem da melhoria contínua de processos, conforme dispõe a Total Quality Management (TQM), e menos da abordagem da melhoria radical preconizada pela reengenharia. A autonomia de ação das equipes estudadas caracterizou-se como um processo evolucionário cuja propriedade foi se consolidando à medida que as equipes gradativamente adquiriram conhecimento e autoconfiança para gerir o respectivo processo de trabalho. Quanto à satisfação dos clientes, a pesquisa revelou que 85% dos usuários dos serviços ofertados pelo DOD estão "satisfeitos" e 15% manifestaram que estão "insatisfeitos" com tais serviços. Como conclusão, o estudo evidenciou que a organização em torno de equipes dotadas de autonomia pode representar uma relevante ruptura em relação aos paradigmas clássicos de organização. Ao final, são feitas recomendações visando ao aprimoramento do processo de mudança do DOD, como também a realização de pesquisas complementares. pt_BR
dc.format.extent 144 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Satisfação do consumidor pt_BR
dc.subject.classification Autonomia pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio pt_BR
dc.subject.classification Trabalho em equipe pt_BR
dc.subject.classification Clientes - pt_BR
dc.subject.classification Contatos pt_BR
dc.title Gestão por processo e autonomia das equipes de trabalho pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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