O livro didático de matemática na 5a. série/ensino fundamental: os aspectos relativos ao conteúdo, à adequação, à pertinência didático-metodológica e ao uso das tecnologias de comunicação e informação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O livro didático de matemática na 5a. série/ensino fundamental: os aspectos relativos ao conteúdo, à adequação, à pertinência didático-metodológica e ao uso das tecnologias de comunicação e informação

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Torres, Patrícia Lupion pt_BR
dc.contributor.author Paiva, Ronaldo Morais de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T04:11:08Z
dc.date.available 2012-10-21T04:11:08Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 206792 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86154
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação, através do método de avaliação qualitativo e interpretativo, destina-se àqueles educadores que buscam subsídios para escolha dos livros didáticos, ajudando na reflexão sobre questões relativas à qualidade das propostas veiculadas pelos livros. Partindo de questionamentos levantados, no que se refere à análise e escolha do livro didático de Matemática, pelo coletivo de professores de Matemática da 5ª série/Ensino Fundamental, de uma escola municipal "X", localizada na periferia urbana de Belo Horizonte, procura-se situar a questão do livro didático em um complexo mais amplo que o engloba, ou seja, na esfera da mediação didático-pedagógica. Procura-se ainda, analisar possibilidades de alterações na prática do professor de Matemática, em decorrência de alterações nas formas de avaliação dos procedimentos, informações e conceitos dos livros de Matemática da 5ª série/Ensino Fundamental que devem ser apropriados à situação didático-pedagógica dessa série e nível de ensino. Esta análise passa ainda, pelo papel do professor como promotor, orientador e gestor da aprendizagem, que facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, mediante a aplicação dos recursos tecnológicos. Utiliza-se para fazer essa investigação o desenvolvimento de um processo de análise de cinco livros didáticos de Matemática que diferem entre si na forma e no grau de adesão, na diversificação de concepções e abordagem metodológica, na estrutura editorial, nos aspectos visuais e na abordagem do recurso às tecnologias da comunicação e da informação. Procura-se assim, articular essa análise com uma grade de critérios de avaliação que possa contribuir para o educador identificar e analisar com maior competência, a qualidade dos livros de Matemática, em relação à correção do conteúdo, adequação e pertinência didático-metodológica, dirigidos a alunos da 5ª série/Ensino Fundamental. Procura-se também, fazer um "gancho" do objeto de estudo "Livro Didático", com a questão de como são tratadas, nos livros analisados, as inovações tecnológicas nas situações de ensino e como o professor pode intermediar o uso do livro didático com os recursos tecnológicos. A experiência vivida permite dizer que, como instrumento, o livro didático de Matemática deve contribuir para a construção da cidadania não podendo veicular preconceitos de origem, cor, condição econômico-social, etnia, gênero e qualquer outra forma de discriminação e fazer doutrinação religiosa, desrespeitando o caráter leigo do ensino público. Isso é de fundamental importância na medida em que o educador tiver clareza de que o livro didático é produto de uma dada visão de mundo, de homem, de educação e de escola e que sua escolha refletirá uma prática pedagógica voltada ou não para as necessidades e interesses de uma determinada classe social. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Matematica (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.title O livro didático de matemática na 5a. série/ensino fundamental: os aspectos relativos ao conteúdo, à adequação, à pertinência didático-metodológica e ao uso das tecnologias de comunicação e informação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
206792.pdf 174.4Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar