Análise exploratória de dados: relacionamento entre o desempenho docente e o exame nacional de cursos

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Análise exploratória de dados: relacionamento entre o desempenho docente e o exame nacional de cursos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Verdinelli, Miguel Angel pt_BR
dc.contributor.author Tarnowski, Washington Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T03:30:59Z
dc.date.available 2012-10-21T03:30:59Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 234689 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86089
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Como parte do Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil, em relação à graduação, destacam-se o Exame Nacional de Cursos (ENC) e a Avaliação do Desempenho Docente. O ENC faz parte da Avaliação Externa e é de responsabilidade do órgão designado pelo Ministério da Educação, neste caso, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). Por sua vez, o desempenho docente é avaliado internamente e é responsabilidade da própria Instituição de Ensino. Através de ambos procedimentos avaliativos, procura-se gerar informações com a finalidade de subsidiar ações que visem à melhoria da qualidade da educação superior, permitindo ainda orientar as políticas educacionais, sejam elas institucionais, regionais ou nacionais. Com o objetivo de analisar o relacionamento entre a avaliação interna e a externa, foram utilizados métodos estatísticos multidimensionais para compreender as relações existentes entre o desempenho docente, avaliado pelo discente, com o Exame Nacional de Cursos, mais precisamente, através das questões objetivas do Provão. O estudo incluiu as questões objetivas, respondidas por 73 alunos de um curso de graduação da Universidade do Vale do Itajaí que participaram do Exame Nacional de Cursos, envolvendo, respectivamente, 35 disciplinas avaliadas por 910 alunos da Instituição. Diante do conjunto de dados levantados, processados e analisados, verificou-se uma pequena relação existente entre os dois processos de avaliação, onde os índices de acertos das disciplinas envolvidas nas questões objetivas do processo de avaliação externa, se inter-relacionam de maneira pouco expressiva, com a avaliação docente pertencente à avaliação interna. pt_BR
dc.format.extent XI, 83 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação institucional pt_BR
dc.subject.classification Avaliação educacional pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Análise exploratória de dados: relacionamento entre o desempenho docente e o exame nacional de cursos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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