A influência dos valores pessoais como fatores facilitadores ou dificultadores na administração da organização escolar

DSpace Repository

A- A A+

A influência dos valores pessoais como fatores facilitadores ou dificultadores na administração da organização escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Furtado, Valéria de Almeida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T03:04:20Z
dc.date.available 2012-10-21T03:04:20Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 195515 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86046
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract É objetivo do presente trabalho, o estudo da influência dos valores pessoais na dinâmica administrativa escolar, na região sul de Minas Gerais. Para tal, foi desenvolvido um Inventário de Valores baseado em Tamayo (TAMAYO, 1993), onde o dirigente da unidade escolar responde à seguinte questão - que valores são importantes para mim, como princípios orientadores em minha vida, e que valores são menos importantes? Com base nos dados obtidos e tendo predominado os valores individuais - valores que servem a interesses pessoais - a autora realiza uma revisão bibliográfica, buscando que conseqüências esta predominância acarreta para o exercício da prática pedagógica institucionalizada. Considerando que os valores são orientadores vitais, como afirma Salvador (SALVADOR, 2000) e Tamayo (op. cit.), a falta de confluência entre os interesses pessoais e coletivos, apresentada pela maioria dos administradores escolares, que são agentes de mudança da prática pedagógica, influencia a organização como um todo. Avaliados os aspectos pesquisados, conclui-se que as ferramentas metodológicas e técnicas pedagógicas não são suficientes na busca da excelência da organização escolar, se desconsiderados aspectos relacionados ao autoconhecimento, à busca de coerência pessoal e pedagógica, traduzidas em valores individuais que devem se articular aos valores da organização escolar e aos da comunidade local. pt_BR
dc.format.extent xii, 90 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Escolas pt_BR
dc.subject.classification Organização pt_BR
dc.title A influência dos valores pessoais como fatores facilitadores ou dificultadores na administração da organização escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
195515.pdf 1.155Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar