dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ribeiro, Reinalto Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T02:48:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T02:48:00Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
234681 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86029 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe demonstrar a relação entre as tecnologias educacionais e sua utilização pelos professores do ensino médio e fundamental na busca da melhoria do ensino-aprendizagem. Partiu-se e demonstrou a relação da educação numa perspectiva construtivista e a face da educação informatizada. Descreveram-se teorias que relacionam este construtivismo com a perene necessidade de uma formação continuada pelos docentes. Buscaram-se demonstrar, de forma abrangente, as variadas tecnologias educacionais e a sua utilização. Para a confirmação de como os professores do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas percebem o uso da tecnologia educacional realizou-se pesquisa de campo, pela qual pode-se concluir que há uma consciência indistinta, de ser escola pública ou privada, do favorecimento dessas tecnologias para a melhoria do ensino/aprendizado, interação com alunos. Conclui-se, também, que não existe resistência por parte dos professores para o seu uso e que esses procuram o aprimoramento técnico necessário para bem utilizá-las. |
pt_BR |
dc.format.extent |
83f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo (Educação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |