dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Baasch, Sandra Sulamita |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Parizotto, Kátia Maria Zgoda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T02:34:16Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T02:34:16Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195767 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86017 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho busca evidenciar a importância de se estabelecer medidas de educação e de gestão ambiental através da implantação da Agenda 21 Local despertando a participação cidadã e a responsabilização social dos munícipes. Aborda a problemática ambiental nos seus níveis globais e locais dentro de uma visão sistêmica e holística em favor de se encontrar alternativas de sustentabilidade. Discute os conceitos de conscientização ambiental, cidade saudável e processos de gestão ambiental aplicada em municípios. Realiza um diagnóstico da realidade do município de Xanxerê/SC que possibilita o reconhecimento das necessidades e problemas socioambientais, indicando a possibilidade de se utilizar a própria movimentação social para buscar alternativas de gerenciamento dos recursos naturais. Através da metodologia de pesquisa-ação discute os rumos do desenvolvimento desta comunidade e sugere ações de gestão ambiental tentando possibilitar a melhoria da qualidade de vida de todos os seus habitantes. Um processo de conscientização e de educação ambiental pode ser efetivado durante o período de aplicação da pesquisa contando com a participação de vários atores sociais locais, estimulando a reflexão crítica e promovendo ações de sustentabilidade. A Agenda 21 Local foi iniciada como resultado direto deste movimento social utilizando-se a metodologia PROPACC - Proposta de Participação-Ação para a Construção do Conhecimento para efetivar suas ações. É possível concluir que o conhecimento da realidade ambiental local proporciona melhores condições para a atuação dos cidadãos na solução de seus problemas e que a Agenda 21 Local, quando associada a um processo de educação ambiental comprometido, conduzirá as ações necessárias para se encontrar o caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. |
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dc.format.extent |
201 f.| il., tabs., mapas |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Gestão ambiental |
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dc.subject.classification |
Educação ambiental |
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dc.subject.classification |
Xanxere (SC) |
pt_BR |
dc.title |
A construção da Agenda 21 local no município de Xanxerê/SC: um processo de educação ambiental como ferramenta de gestão ambiental participativa |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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