dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Medeiros, José Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T01:56:28Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T01:56:28Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
202163 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
18 crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino coletivo de discriminações condicionais onde os modelos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram palavras impressas.. Novas discriminações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada como modelo. Essas palavras de ensino eram retiradas de um texto musical e cantadas no grupo experimental, para verificar se a música aceleraria o comportamento de generalização, jogos foram utilizados durante etapas do procedimento. Testes eram conduzidos para verificar se as crianças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a)relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes, envolvendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oralmente e escrever as palavras ensinadas; c) ler oralmente e escrever novas palavras envolvendo recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leituraOs resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada independente da variável música (fenômeno núcleo da pesquisa-palavras retiradas de um texto musical e cantadas nos grupos experimentais) pode ser interpretado em termos da aquisição de controle por unidades textuais mínimas. |
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dc.format.extent |
122 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fracasso escolar |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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