Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão

DSpace Repository

A- A A+

Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T01:56:28Z
dc.date.available 2012-10-21T01:56:28Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 202163 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract 18 crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino coletivo de discriminações condicionais onde os modelos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram palavras impressas.. Novas discriminações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada como modelo. Essas palavras de ensino eram retiradas de um texto musical e cantadas no grupo experimental, para verificar se a música aceleraria o comportamento de generalização, jogos foram utilizados durante etapas do procedimento. Testes eram conduzidos para verificar se as crianças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a)relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes, envolvendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oralmente e escrever as palavras ensinadas; c) ler oralmente e escrever novas palavras envolvendo recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leituraOs resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada independente da variável música (fenômeno núcleo da pesquisa-palavras retiradas de um texto musical e cantadas nos grupos experimentais) pode ser interpretado em termos da aquisição de controle por unidades textuais mínimas. pt_BR
dc.format.extent 122 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Fracasso escolar pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
202163.pdf 1.920Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar