Abordagem para aplicação de pesquisas eleitorais considerando incertezas cognitivas

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Abordagem para aplicação de pesquisas eleitorais considerando incertezas cognitivas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barcia, Ricardo Miranda pt_BR
dc.contributor.author Alvarez, Frederico Agenor pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T01:21:11Z
dc.date.available 2012-10-21T01:21:11Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 192173 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85926
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho estuda as pesquisas eleitorais usadas em todo o transcorrer de uma eleição, buscando apontar as razões para a ocorrência de discrepâncias entre os prognósticos dos levantamentos e os resultados das urnas que extrapolam os limites de confiabilidade atribuídos às pesquisas. Inicialmente contextualiza dois momentos distintos do processo eleitoral, marcados pelo ato de votar do eleitor, o pré-voto e o pós-voto, nos quais são realizadas pesquisas eleitorais. Em seguida, caracteriza as incertezas cognitivas como sendo fruto das dúvidas dos entrevistados sobre em quem votar e dos diferentes níveis de informação que possuem sobre os candidatos. Identificada a incerteza cognitiva, observa-se de que forma tal característica reflete nos resultados das pesquisas eleitorais de pré e pós-voto, demonstrando que estas causam a violação dos pressupostos da teoria de inferência estatística - que embasa a realização das pesquisas eleitorais. Finalmente, este trabalho propõe uma abordagem para a realização de pesquisas eleitorais que minimiza a influência das incertezas cognitivas bem como os erros dela decorrentes, resultando em um incremento de confiabilidade aos levantamentos. pt_BR
dc.format.extent xii, 141 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa eleitoral pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Eleições pt_BR
dc.subject.classification Previsao eleitoral pt_BR
dc.subject.classification Campanha eleitoral pt_BR
dc.subject.classification Marketing politico pt_BR
dc.title Abordagem para aplicação de pesquisas eleitorais considerando incertezas cognitivas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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