dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Alvarez, Frederico Agenor |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T01:21:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T01:21:11Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192173 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85926 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho estuda as pesquisas eleitorais usadas em todo o transcorrer de uma eleição, buscando apontar as razões para a ocorrência de discrepâncias entre os prognósticos dos levantamentos e os resultados das urnas que extrapolam os limites de confiabilidade atribuídos às pesquisas. Inicialmente contextualiza dois momentos distintos do processo eleitoral, marcados pelo ato de votar do eleitor, o pré-voto e o pós-voto, nos quais são realizadas pesquisas eleitorais. Em seguida, caracteriza as incertezas cognitivas como sendo fruto das dúvidas dos entrevistados sobre em quem votar e dos diferentes níveis de informação que possuem sobre os candidatos. Identificada a incerteza cognitiva, observa-se de que forma tal característica reflete nos resultados das pesquisas eleitorais de pré e pós-voto, demonstrando que estas causam a violação dos pressupostos da teoria de inferência estatística - que embasa a realização das pesquisas eleitorais. Finalmente, este trabalho propõe uma abordagem para a realização de pesquisas eleitorais que minimiza a influência das incertezas cognitivas bem como os erros dela decorrentes, resultando em um incremento de confiabilidade aos levantamentos. |
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dc.format.extent |
xii, 141 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Pesquisa eleitoral |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Eleições |
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dc.subject.classification |
Previsao eleitoral |
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dc.subject.classification |
Campanha eleitoral |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Marketing politico |
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dc.title |
Abordagem para aplicação de pesquisas eleitorais considerando incertezas cognitivas |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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