dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Costa, Jane Iara Pereira da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Susin, Leandro José |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T00:03:19Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T00:03:19Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227749 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85837 |
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dc.description |
Dissertação [mestrado] - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A presente dissertação tem como objetivo avaliar se a Gerência de Análise de Crédito do Banco do Brasil utiliza os conceitos de Endomarketing para melhorar o seu desempenho e atingir os seus objetivos organizacionais, além de caracterizar a satisfação das partes envolvidas com a Gerência - unidades de negócio (agências), funcionários e Comitê de Administração da Diretoria de Crédito do Banco. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica procura contextualizar o tema Endomarketing e assuntos correlatos tais como: comunicação, motivação e satisfação no trabalho, liderança, qualidade, cultura e clima organizacional. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que utiliza as formas de estudo de caso, pesquisa de campo, pesquisas de opinião e pesquisa documental. Após a coleta os dados foram tabulados e criticados. Os resultados apontam que os conceitos de Endomarketing são praticados na Gerência, ainda que não exista uma estratégia corporativa institucionalizada em todas as Divisões que compõe a Organização analisada e que existam diversas oportunidades de melhoria. A pesquisa de satisfação das agências revelou que é bom o nível geral de satisfação com a qualidade dos trabalhos. A pesquisa de clima organizacional evidenciou que os funcionários estão motivados e satisfeitos com as condições de trabalho e com as lideranças. Também é boa a satisfação do Comitê de Administração da Diretoria na qual está inserida a Gerência, no que diz respeito à produtividade, prazos, qualidade do trabalho e dos processos finalísticos. Como oportunidades de melhoria do desempenho o trabalho recomenda: a instituição permanente de pesquisas de satisfação das agências e de clima organizacional; a elaboração de plano de visitas aos clientes; a revisão do fluxo de informações e canais de comunicação internos; a criação de indicadores que mensurem aspectos ligados ao clima e motivação dos funcionários. |
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dc.format.extent |
161f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Endomarketing |
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dc.subject.classification |
Motivação no trabalho |
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dc.subject.classification |
Clima organizacional |
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dc.title |
Endomarketing: um estudo de caso na Gerência de Análise de Crédito do Banco do Brasil |
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dc.type |
D |
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dc.contributor.advisor-co |
Cardoso, Olga Regina |
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