Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira

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Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Soares, Dulce Helena Penna pt_BR
dc.contributor.author Sombrio, Katia Nerbass pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T21:57:33Z
dc.date.available 2012-10-20T21:57:33Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199571 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho dissertativo é compreender os papéis orientadores do trabalho docente, analisando-se os motivos e valores subjacentes da escolha profissional das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa buscou-se o Grupo "Ensinar e Aprender Matemática: transpondo desafios", coordenado pelo Mestrado de Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)-Itajaí-SC. constituído por 11 (onze) professoras, com experiência profissional, em processo de educação continuada. Ao caracterizar os "sujeitos de pesquisa," professoras municipais das séries iniciais do Ensino Fundamental, todas do sexo feminino, confirmou-se os últimos dados estatísticos da CNTE, direcionando inicialmente a pesquisa para a questão de gênero.A Teoria do Desenvolvimental ou Evolutiva da Escolha Profissional é destacada por apresentar a "escolha profissional" como um processo seqüencial, contínuo, acompanhando todas as etapas da vida do ser humano. As Teorias Desenvolvimentais priorizadas na pesquisa foram a de Donald Super, com os Determinantes dos Padrões de Carreira e os Estágios de Vida e Subestágios; e a de Edgar Schein, com a Teoria das Fases da Carreira e as Âncoras de Carreira. O método utilizado foi o qualitativo, representado pela análise temática de conteúdo, de Bardin (1977), e pela estratégia de análise qualitativa de conteúdo por emparelhamento, de Laville e Dionne (1999), que se complementam ao associarem os instrumentos utilizados "Inventário de Orientação de Carreira", "dados biográficos" e "entrevista semi-estruturada" ao modelo teórico. Ao analisar os resultados observou-se a importância dos motivos de ordem familiar. As âncoras de carreira primárias predominantes foram: Vontade de servir/Dedicação a uma causa e Segurança/Estabilidade. Quanto às âncoras de carreira secundárias destacaram-se: Estilo de Vida e Segurança/Estabilidade. pt_BR
dc.format.extent 130 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Profissões pt_BR
dc.subject.classification Professores de ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Escolha (Psicologia) pt_BR
dc.title Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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