Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T21:23:30Z
dc.date.available 2012-10-20T21:23:30Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 231566 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract As abordagens pedagógicas na maioria das universidades não são compatíveis com o contexto dinâmico das comunicações na denominada learning society - sociedade aprendente. Essa realidade educacional produz, um empobrecimento didático-pedagógico, provocando uma ruptura entre os espaços real e virtual de produção, construção e disseminação do conhecimento, na universidade. Embora existam muitas pesquisas e soluções disponíveis nesta área, encontram-se algumas poucas experiências pedagógicas baseadas no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na universidade. Entre essas merecem especial destaque, aquelas que utilizam tecnologias de groupware em abordagens pedagógicas de aprendizagem colaborativa na modalidade semipresencial. Neste trabalho realizou-se um estudo de caso de uma experiência pedagógica baseada na utilização de tecnologias de groupware, em uma abordagem didática do tipo: aprendizagem colaborativa semipresencial, desenvolvida em uma classe de alunos de graduação no curso de ciências contábeis da Faculdade Fundação Visconde de Cairu, na cidade de Salvador-Bahia, durante o primeiro semestre letivo de 2003. Buscou-se, principalmente conhecer as possibilidades e dificuldades que possam existir no desenvolvimento da aprendizagem colaborativa, baseada na utilização de tecnologias de groupware. O resultado obtido na pesquisa permitiu-nos perceber que a metodologia, em estudo tem boa aceitação por partes dos alunos e consolida ganhos pedagógicos fundamentais ao influenciar as dinâmicas colaborativas de aprendizagem. Revelou-se a demanda de uma infra-estrutura tecnológica de conexão à internet, atendida ainda de forma incipiente pela universidade. Evidenciou-se também, que a utilização das tecnologias de groupware por alunos e professores abre novos campos de possibilidades pedagógicas, ampliando as comunicações entre ambos. Este último aspecto exige dos docentes novas competências didático-pedagógicas, além de proficiência tecnológica específica para o desenvolvimento de tais abordagens pedagógicas através do uso das tecnologias de groupware. Com base nos conhecimentos obtidos neste estudo e através de pesquisa de desenvolvimento foi elaborado um projeto de curso de qualificação de professores para utilização da metodologia didática de aprendizagem colaborativa semipresencial, através da utilização das tecnologias de groupware. Conclui-se que a utilização das tecnologias de groupware muito tem a contribuir para a consolidação de abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas relacionais no contexto da sociedade aprendente. Tais contribuições precisam ser ampliadas, construídas e conhecidas para que se possa redimensionar a práxis pedagógica obsoleta, ainda presente na maioria das nossas universidades. pt_BR
dc.format.extent 92 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Internet na educação pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.title Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
231566.pdf 1.008Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar