dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Verdinelli, Miguel Angel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T20:56:42Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T20:56:42Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229771 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante espaço nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) fornece modelos para a avaliação. Esta Teoria originou-se na metade da década de 30, contudo só recentemente está sendo utilizada em diversas áreas. Aqui no Brasil está sendo aplicada na área educacional. A TRI constitui um conjunto de modelos que representam a relação entre a probabilidade de dar uma certa resposta a um item e o traço (s) latente (s), habilidade (s) ou proficiência (s) do indivíduo. A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar o GGUM - Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado para a avaliação de medidas. Este modelo foi projetado para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Apresentou-se o conceito, suposições básicas os métodos de estimação dos parâmetros dos itens e as habilidades das pessoas. Por fim apresentou-se uma aplicação do modelo GGUM com os alunos do Curso de Tecnologia do CEFET - MD - PR para avaliar o grau de satisfação destes quanto ao curso. Os resultados obtidos na análise ilustram o grande potencial desse modelo, pois, com um número pequeno de itens, os resultados foram consistentes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Testes e medidas educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |