A formalização do vínculo contratual nos negócios de Business to Business (B2B) dentro dos conceitos JIT de relacionamento

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A formalização do vínculo contratual nos negócios de Business to Business (B2B) dentro dos conceitos JIT de relacionamento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tubino, Dalvio Ferrari pt_BR
dc.contributor.author Silva, Everson Souza Saura pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T20:32:49Z
dc.date.available 2012-10-20T20:32:49Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 197256 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85600
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo aborda o uso da Tecnologia Business to Business (B2B) dentro dos conceitos JIT de Relacionamento. O tema proposto para essa pesquisa tem como objeto as relações comerciais virtuais, especificamente o comércio eletrônico entre empresas, o B2B, dentro dos conceitos de parcerias propostos pela filosofia JIT/TQC de relacionamento. Desta forma, busca-se demonstrar como está se desenvolvendo o vínculo contratual estabelecido nas relações que utilizam a tecnologia B2B, onde serão analisadas e avaliadas as características dessas relações em nível contratual verificando se os princípios de relacionamento preconizados pela filosofia JIT/TQC estão sendo seguidos. O foco do estudo recaiu na seguinte questão: As empresas que vem se utilizando da tecnologia B2B estão formalizando contratos dentro do relacionamento preconizado pela filosofia JIT/TQC? O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso, sendo este aplicado em uma empresa atacadista, utilizando-se para a coleta de dados o uso de questionários junto aos fornecedores e à administração de referida empresa. Os resultados mostram que a grande maioria das empresas não tem adotado a formalização de contratos que regulem a negociação firmada virtualmente, tendo em vistas que as características próprias dos negócios B2B, como a informalidade e agilidade dessa modalidade negocial, constituem-se em barreiras naturais à formalização de contratos, já que esses são vistos como instrumento burocrático para o desenvolvimento das relações virtuais. Ainda, tem-se que o vínculo contratual dos negócios B2B vem se concretizando por meio de parcerias, firmadas em relacionamentos de longo prazo, onde se busca a estabilidade e confiança nas relações, estabelecendo-se a cooperação mútua entre os parceiros. pt_BR
dc.format.extent xii, 90 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Administração comercial pt_BR
dc.subject.classification Contratos pt_BR
dc.title A formalização do vínculo contratual nos negócios de Business to Business (B2B) dentro dos conceitos JIT de relacionamento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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