dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tubino, Dalvio Ferrari |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Everson Souza Saura |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T20:32:49Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T20:32:49Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
197256 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85600 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Este estudo aborda o uso da Tecnologia Business to Business (B2B) dentro dos conceitos JIT de Relacionamento. O tema proposto para essa pesquisa tem como objeto as relações comerciais virtuais, especificamente o comércio eletrônico entre empresas, o B2B, dentro dos conceitos de parcerias propostos pela filosofia JIT/TQC de relacionamento. Desta forma, busca-se demonstrar como está se desenvolvendo o vínculo contratual estabelecido nas relações que utilizam a tecnologia B2B, onde serão analisadas e avaliadas as características dessas relações em nível contratual verificando se os princípios de relacionamento preconizados pela filosofia JIT/TQC estão sendo seguidos. O foco do estudo recaiu na seguinte questão: As empresas que vem se utilizando da tecnologia B2B estão formalizando contratos dentro do relacionamento preconizado pela filosofia JIT/TQC? O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso, sendo este aplicado em uma empresa atacadista, utilizando-se para a coleta de dados o uso de questionários junto aos fornecedores e à administração de referida empresa. Os resultados mostram que a grande maioria das empresas não tem adotado a formalização de contratos que regulem a negociação firmada virtualmente, tendo em vistas que as características próprias dos negócios B2B, como a informalidade e agilidade dessa modalidade negocial, constituem-se em barreiras naturais à formalização de contratos, já que esses são vistos como instrumento burocrático para o desenvolvimento das relações virtuais. Ainda, tem-se que o vínculo contratual dos negócios B2B vem se concretizando por meio de parcerias, firmadas em relacionamentos de longo prazo, onde se busca a estabilidade e confiança nas relações, estabelecendo-se a cooperação mútua entre os parceiros. |
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dc.format.extent |
xii, 90 f.| grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Comércio eletrônico |
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dc.subject.classification |
Administração comercial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Contratos |
pt_BR |
dc.title |
A formalização do vínculo contratual nos negócios de Business to Business (B2B) dentro dos conceitos JIT de relacionamento |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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