Mapas cognitivos como suporte para programas de capacitação: um estudo de caso com base na análise ergonômica das atividades

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Mapas cognitivos como suporte para programas de capacitação: um estudo de caso com base na análise ergonômica das atividades

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dutra, Ana Regina de Aguiar pt_BR
dc.contributor.author Dagostin, Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T20:15:41Z
dc.date.available 2012-10-20T20:15:41Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 193668 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85573
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Nos dias atuais, as empresas voltam-se cada vez mais ao novo paradigma da gestão do conhecimento, no qual um dos pressupostos é que as pessoas constituem o principal patrimônio de todas as organizações, passando o capital humano das empresas a ser uma questão vital o sucesso organizacional. A capacitação, neste contexto, passa a ser considerada um dos pontos-chave para a melhoria da produtividade e, por extensão, da qualidade dentro dessa nova abordagem. Porém, para que a capacitação alcance os objetivos pretendidos, é necessário que ela esteja baseada na realidade do trabalho, sendo que uma das possibilidades dos programas de capacitação é trabalhar com a abordagem cognitivista, mais especificamente com mapas cognitivos, que constituem-se em uma representação gráfica de um conjunto de representações discursivas do que se defende como correto em um contexto particular. Assim sendo, o objetivo do trabalho é apresentar a ferramenta dos mapas cognitivos, com base na análise ergonômica das atividades, como uma estratégia para a formulação de programas de capacitação, fundamentados no fato de que o mapeamento cognitivo fornece subsídios que permitem ao sujeito refletir sobre a sua própria visão e adquirir, com mais eficicácia, conhecimentos sobre um determinado domínio. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do setor de colorifícios cerâmicos do município de Criciúma, SC, onde fez-se a análise ergonômica das atividades de duas funções (ajudantes de produção e líderes de produção), no setor de fornos de fusão. Concluiu-se que a maioria dos programas de capacitação não leva em conta a real atividade desenvolvida, baseando-se nas tarefas prescritas, correndo o risco de se tornarem ineficazes, pois acabam por enfocar conteúdos desnecessários, em detrimento de conteúdos relevantes para a realização do trabalho. pt_BR
dc.format.extent 111 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Mapas cognitivos pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.title Mapas cognitivos como suporte para programas de capacitação: um estudo de caso com base na análise ergonômica das atividades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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