Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR

DSpace Repository

A- A A+

Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR

Show full item record

Title: Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
Author: Francisco, Antonio Carlos de
Abstract: O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permita ao aluno dos Cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos na realização do seu ECS? As questões de pesquisa levantadas foram: (i) O sistema de ECS possui ferramentas para avaliar a aquisição de competências através da atividade e em que medida está apropriado? (ii) Como formalizar as competências adquiridas ou transformadas pelos alunos-estagiários durante a realização de seu ECS? (iii) Como e até que ponto é possível ao aluno-estagiário produzir e compartilhar competências com os envolvidos na atividade? (iv) É possível a implantação de um SGC em IES, tendo como ponto de partida o ECS? O método utilizado para a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada em função de sua natureza como aplicada; em função do problema como qualitativa; em função dos objetivos como exploratória e em função dos procedimentos técnicos como um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. O método utilizado para as inferências foi a análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivado em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: no Estágio Curricular Supervisionado, o trabalho de coordenação, orientação, supervisão; possibilidades para a aquisição de novos conhecimentos e competências e as possibilidades e limitações para o compartilhamento desses novos conhecimentos e essas novas competências; a aquisição e gestão do conhecimento e a aquisição de competência. Como conclusão, foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso para a aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na disponibilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas pesquisadas. Existe aquisição de novos conhecimentos e de competências por parte dos alunos-estagiários durante a realização do ECS; existe possibilidade para se implantar um Sistema de Gestão do Conhecimento na atividade, mas esta implantação é limitada devido a um despreparo das pessoas envolvidas no processo e de inadequações nos ambientes de estágio, na Instituição de Ensino e nas empresas concedentes de vaga de estágio.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
193667.pdf 1.889Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar