O ensino de geografia e o lugar como objeto de estudo: uma proposta de mapa conceitual para a educação fundamental 1a. a 4a. série

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de geografia e o lugar como objeto de estudo: uma proposta de mapa conceitual para a educação fundamental 1a. a 4a. série

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch pt_BR
dc.contributor.author Santos, Rosane Maria Rudnick dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T19:58:52Z
dc.date.available 2012-10-20T19:58:52Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 224643 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85554
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta de mapa conceitual para o ensino de Geografia de 1.ª a 4.ª séries da educação fundamental, o qual resultará em quatro volumes de livros didáticos. A proposta surgiu de experiências na área de Geografia e da necessidade de aperfeiçoamento e constante atualização. De 1.ª a 4.ª séries o trabalho com o lugar, envolve noções de orientação, localização, representação e um estudo dos elementos que o formam, partindo do lugar mais próximo da criança, passando pelo bairro e município até o estado. É importante que o educando perceba que o lugar não surge pronto e acabado, mas que carrega marcas do tempo, ou seja, o antigo que cede espaço ao novo e este constantemente sofre alterações. Mais do que uma simples disposição dos conteúdos, o que se propõe é um mapa conceitual no qual gradativamente a escala de análise do espaço seja ampliada Nessa perspectiva, os conteúdos selecionados constituem a matéria-prima do trabalho de ensino e de aprendizagem. Para nortear esse trabalho são apresentados um histórico da ciência geográfica, a fundamentação da Geografia, o estudo do lugar e os conceitos de mapas conceituais. A última etapa consiste na aplicabilidade desses mapas, considerando que foram a base para o desenvolvimento do material didático, perfazendo um elenco de conteúdos sistematizados a partir do conhecimento que os educandos já trazem do seu dia-a-dia. pt_BR
dc.format.extent 90 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title O ensino de geografia e o lugar como objeto de estudo: uma proposta de mapa conceitual para a educação fundamental 1a. a 4a. série pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224643.pdf 2.947Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar