dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Rosane Maria Rudnick dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T19:58:52Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T19:58:52Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224643 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85554 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta de mapa conceitual para o ensino de Geografia de 1.ª a 4.ª séries da educação fundamental, o qual resultará em quatro volumes de livros didáticos. A proposta surgiu de experiências na área de Geografia e da necessidade de aperfeiçoamento e constante atualização. De 1.ª a 4.ª séries o trabalho com o lugar, envolve noções de orientação, localização, representação e um estudo dos elementos que o formam, partindo do lugar mais próximo da criança, passando pelo bairro e município até o estado. É importante que o educando perceba que o lugar não surge pronto e acabado, mas que carrega marcas do tempo, ou seja, o antigo que cede espaço ao novo e este constantemente sofre alterações. Mais do que uma simples disposição dos conteúdos, o que se propõe é um mapa conceitual no qual gradativamente a escala de análise do espaço seja ampliada Nessa perspectiva, os conteúdos selecionados constituem a matéria-prima do trabalho de ensino e de aprendizagem. Para nortear esse trabalho são apresentados um histórico da ciência geográfica, a fundamentação da Geografia, o estudo do lugar e os conceitos de mapas conceituais. A última etapa consiste na aplicabilidade desses mapas, considerando que foram a base para o desenvolvimento do material didático, perfazendo um elenco de conteúdos sistematizados a partir do conhecimento que os educandos já trazem do seu dia-a-dia. |
pt_BR |
dc.format.extent |
90 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de geografia e o lugar como objeto de estudo: uma proposta de mapa conceitual para a educação fundamental 1a. a 4a. série |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |