Gestão de pessoas por competência: um estudo de caso na Caixa Econômica Federal

DSpace Repository

A- A A+

Gestão de pessoas por competência: um estudo de caso na Caixa Econômica Federal

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Silva, Dalberto Mafra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T19:34:35Z
dc.date.available 2012-10-20T19:34:35Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 225919 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85519
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo verifica as novas práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional de uma das maiores instituições brasileiras, a CAIXA. As organizações em geral vem se deparando com um cenário competitivo marcado por incertezas, afetado sobretudo pela globalização, hipercompetição, volatilidade da informação, valorização do conhecimento, entre outras questões. As organizações modernas, estas sim, estão cada vez mais preocupadas em direcionar os investimentos ao desenvolvimento humano de modo que os mesmos agreguem valor para as pessoas e para a empresa. Diante deste cenário, os trabalhadores são cada vez mais exigidos em sua capacidade intelectual. O modelo de Gestão de Pessoas por Competência, adotado pela CAIXA, pretende direcionar suas ações de treinamento, formação e gestão de carreira. Verifica-se aqui como a empresa está conduzindo o processo e quais as dificuldades surgidas nos passos iniciais do mesmo. Em seguida apresenta-se sugestões com o objetivo de amenizar tais dificuldades. The present study verifies new practical on strategical management of organizacional knowledge of one of the biggest Brazilian institutions: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. The organizations in general are facing a competitive scene marked by uncertainties, affected over all by globalization, hypercompetition, volatileness of information, valuation of knowledge, among others questions. And modern organizations, these for sure, are more and more directing investments to the human development in a way to add value for the people and the company. Ahead of this scene, the workers are each time more demanded their intellectual capacity. The model of Management of People by Competence, adopted by CAIXA, intends to direct its action of training, formation and management of career. It is verified here how the company is leading the process and which are the difficulties in the initial steps of the process. After that, it's presented suggestions with the objective to clear such difficulties. pt_BR
dc.format.extent 119 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject.classification Competência organizacional pt_BR
dc.subject.classification Gestão estratégica pt_BR
dc.subject.classification Teoria do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Competencia pt_BR
dc.subject.classification (Autoridade legal) pt_BR
dc.title Gestão de pessoas por competência: um estudo de caso na Caixa Econômica Federal pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225919.pdf 324.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar