Gestão do conhecimento em laboratório acadêmico: proposição de metodologia

DSpace Repository

A- A A+

Gestão do conhecimento em laboratório acadêmico: proposição de metodologia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Strauhs, Faimara do Rocio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T18:43:33Z
dc.date.available 2012-10-20T18:43:33Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 197239 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85440
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O estudo, em questão, tem por objetivo propor uma metodologia de Gestão do Conhecimento - GC - específica para Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento - LEPDs, notadamente àqueles inseridos em Instituições de Ensino Superior - IES. A metodologia aludida pretende ter um grau de especificidade tal, que atenda às peculiaridades dos LEPDs, mas que, concorrentemente, seja flexível e possa ser aplicável às Organizações do Conhecimento e Aprendizagem com características assemelhadas. No segmento da similitude estão as instituições acadêmicas congêneres e as empresas de base tecnológica - EBTs, em especial, aquelas de pequeno porte. Fundamentada em uma pesquisa exploratória, a metodologia proposta é sustentada no estudo de caso do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados - LIT, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR, com depuração e validação no Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação - IGTI, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O viés norteador deste estudo foi o embasamento disponível para as Organizações do Conhecimento e Aprendizagem, no contexto atual da Gestão do Conhecimento, que aponta a Tecnologia da Informação - TI - como um recurso essencial para que pessoas criem, compartilhem e gerenciem, ou capitalizem, Conhecimento, desde o pessoal até o organizacional. A metodologia em foco é apresentada em suas fases-macro, bem como, são apresentados os resultados do estudo de caso e da observação participante no ambiente do LIT. Técnicas e ferramentas desenvolvidas e adaptadas a uma abordagem sistêmica de Gestão do Conhecimento, baseadas nos resultados do estudo de caso, também são registradas, ressaltando-se a ferramenta dia Lab, desenvolvida a partir das dificuldades percebidas no processo de consolidação dos dados obtidos. Pretende-se com este estudo ocupar um nicho pouco explorado da pesquisa tecnológica, e da publicação científica, que é o de prover com soluções gerenciais simplificadas, porém eficientes, Organizações do Conhecimento e da Aprendizagem, como os LEPDs e as EBTs de pequeno porte, que não se enquadram no perfil das grandes empresas, filão maior da literatura pertinente. pt_BR
dc.format.extent 480 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.title Gestão do conhecimento em laboratório acadêmico: proposição de metodologia pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
197239.pdf 5.367Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar