A rotulagem ambiental no auxílio à formação de consumidores conscientes

DSpace Repository

A- A A+

A rotulagem ambiental no auxílio à formação de consumidores conscientes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author kohlrausch, Aline Knopp pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T18:29:04Z
dc.date.available 2012-10-20T18:29:04Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 224372 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85417
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa busca identificar e caracterizar a relação do consumidor de produtos orgânicos de supermercado com o selo ambiental. A rotulagem ambiental age como uma ferramenta que ajuda a contribuir para a formação do consumidor consciente, em vista dos padrões insustentáveis de produção e consumo. O trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou uma abordagem qualitativa e teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Com relação à natureza da pesquisa, este trabalho foi caracterizado como pesquisa aplicada. Já quanto aos dados, estes foram coletados através de fontes primárias (aplicação de questionário de múltipla escolha aos consumidores de produtos orgânicos em dois supermercados). O questionário foi composto por amostras não-probabilísticas do tipo intencionais. O estudo demonstrou que tanto a qualidade de vida das pessoas, como a preservação do meio ambiente, dependem também de práticas individuais na busca por produtos alternativos que respeitem e não impactem tanto o planeta. Isso requer mudanças profundas no estilo de vida das pessoas, principalmente no que se refere aos hábitos de consumo. Através da aplicação de um questionário de forma direta pode-se constatar a falta de conhecimento dos consumidores em relação ao selo ou rótulo ambiental, mas também foi constatado que a rotulagem ambiental é uma ferramenta de comunicação que se tratada como especifica a norma, ou seja, passando informações claras e verdadeiras, tenderá a trazer ótimos retornos tanto para o produtor e distribuidor, como, e principalmente para, os consumidores. Isso agregaria valor às políticas de desenvolvimento que buscam alternativas aos modelos tradicionais de produtos, pois informaria aos consumidores o quanto eles estão contribuindo com o meio ambiente comprando um produto que apresenta um selo ambiental. pt_BR
dc.format.extent 153 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Produtos orgânicos pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Consumidores pt_BR
dc.subject.classification Proteção pt_BR
dc.title A rotulagem ambiental no auxílio à formação de consumidores conscientes pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Campos, Lucila Maria de Souza pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224372.pdf 673.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar