Title: | Proposta de uma sistemática para avaliação de desempenho em cadeias de suprimentos |
Author: | Gasparetto, Valdirene |
Abstract: |
Buscando contribuir com a teoria sobre avaliação de desempenho e gestão de cadeias de suprimentos, esta tese apresenta a proposta de uma sistemática para avaliação de desempenho nesses ambientes. Inicialmente, faz-se uma revisão de literatura sobre arranjos empresariais, fatores que influenciam a competitividade nesses arranjos, governança, gestão da cadeia de suprimentos, modelos para avaliação de desempenho empresarial e abordagens sobre avaliação de desempenho no contexto de cadeias de suprimentos, que são comparadas e discutidas criticamente. Com base na literatura pesquisada é proposta a sistemática, na qual, a partir dos objetivos comuns que duas ou mais empresas de uma cadeia de suprimentos têm, é avaliado o desempenho, definindo objetivos e monitorando o seu alcance de forma conjunta, tendo como foco o desempenho de cada empresa e da cadeia inteira. A sistemática baseia-se em mapeamento da cadeia de suprimentos, das cadeias produtivas e dos processos das empresas envolvidas, além de análise da governança e dos fatores que influenciam a competitividade das cadeias produtivas. Também utiliza o Balanced Scorecard, para a estruturação do processo de avaliação de desempenho e para o monitoramento, e sugere temas, objetivos e indicadores de desempenho a serem utilizados. A proposta foi validada parcialmente, por meio de sua aplicação em uma cadeia de suprimentos. Constatou-se que a sistemática pode auxiliar as empresas a focalizarem objetivos comuns na cadeia de suprimentos. Concluiu-se, ainda, que os esforços de todas as empresas devem ser direcionados a atender as necessidades dos clientes finais da cadeia, independente de quanto a montante deles as empresas envolvidas estejam. Quanto aos indicadores de desempenho, em cada projeto haverá indicadores a serem monitorados por todas as empresas envolvidas, indicadores específicos para uma ou outra empresa e indicadores referentes à relação colaborativa mantida entre elas. Os ganhos advindos desse processo podem, efetivamente, gerar melhorias que ultrapassam as fronteiras de cada uma das empresas. ABSTRACT: With a view to contributing with the theory of performance measurement and supply chain management, this thesis proposes a system for performance management of these environments. To start with, literature covering business deals was examined, factors which influence the competitiveness of these deals, governance, supply chain management, business performance and supply chain performance measurement models was addressed, all of which are compared and critically discussed. Based on the researched literature a system is proposed by which the common objectives which two or more supply chain companies have, is performance evaluated, defining objectives and monitoring their effectiveness as a whole, having as its aim the performance of each company and of the entire chain. The system bases itself on the mapping of the supply chain, production chains, and of the business processes involved, as well as the analyses of governance and of the factors that influence the competitiveness of production chains. The Balanced Scorecard is also used for the structuring of the performance measurement and monitoring, and for suggesting strategic goals, objectives and performance measures to be utilized. The proposal was partially validated through its application in a supply chain. It was ascertained that the system can help companies to focalize on common objectives within the supply chain. It was concluded that the efforts of all the companies must be aimed at attending the needs of the final customers of the chain, irrespective of the number of companies, which may be involved. With regard to the performance measures, there will be measures to be monitored by all the companies involved and specific measures for one or the other company, and measures regarding the collaborative relationship between them. The benefits deriving from this process can effectively generate improvements, which better the expectations of each one of the companies. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85374 |
Date: | 2003 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEPS3634-T.pdf | 988.5Kb |
View/ |