Modelo de avaliação do nível de desempenho de um sistema de distribuição física para pequenas e médias empresas a partir da aplicação em uma indústria de eletrodomésticos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Modelo de avaliação do nível de desempenho de um sistema de distribuição física para pequenas e médias empresas a partir da aplicação em uma indústria de eletrodomésticos

Mostrar registro completo

Título: Modelo de avaliação do nível de desempenho de um sistema de distribuição física para pequenas e médias empresas a partir da aplicação em uma indústria de eletrodomésticos
Autor: Furhmann, Jeferson Gil
Resumo: De modo a poder atuar de forma mais competitiva no mercado, é de primordial importância por parte das organizações, o conhecimento sobre seus processos logísticos. A dúvida, porém, nas organizações menores, é saber quais as medidas de desempenho utilizar a fim de apoiar a tomada de decisões e verificar se a distribuição física está sendo feita de forma satisfatória, afinal, não existe um modelo logístico perfeito, mas sim vários elementos que devem ser levados em consideração. Estabelecer metas e padrões não é uma tarefa fácil para as empresas menores, pois nem sempre há referências para se efetuar uma avaliação do desempenho logístico, nem a certeza de que a medição dos indicadores está sendo feita de maneira correta. Neste sentido, através da análise das abordagens sobre avaliação de desempenho logístico, foi elaborado um modelo consistente para avaliar o desempenho de um sistema de distribuição física, em pequenas e médias empresas, com o objetivo de analisar a maneira pela qual é medido o nível de desempenho logístico de uma indústria e, também, definir critérios para esta avaliação, mostrando a estruturação e a maneira de mensurá-la, tendo-se por base o custo, a produtividade, o tempo e o nível de serviço. Este modelo, aplicado a uma indústria fabricante de eletrodomésticos, possibilitou obter informações relevantes para o aprimoramento das atividades e alcance de resultados, permitindo um feedback através da mensuração dos aspectos anteriores, além de auxiliar o tomador de decisões a maximizar os resultados da empresa. Diante disto, o modelo permite manter a competitividade da organização face aos novos desafios de eficiência, melhores níveis de qualidade, agilidade na entrega, dentre outros, impostos pelo mercado atual. In order to be able to act of more competitive form in the market, it's of big importance on the part of the organizations, the knowledge on its logistics processes. The doubt, however, in the smaller organizations, is to know which the measures of performance to use in order to support the taking of decisions and to verify if the physical distribution is being made of satisfactory form, after all doesn't exist a perfect logistic model, but some elements that must be taken in consideration. To establish goals and models isn't an easy task for the smaller enterprises, therefore nor always it has references to effect an evaluation of the logistic performance, nor the certainty of that the measurement of the pointers is being made in correct way. In this direction, through the analysis of the boardings on evaluation of logistics performance, a consistent model was elaborated to evaluate the performance of a physical distribution system in small and average industries, with the objective to analyze the way for which the level of logistic performance of an industry is measured and, also, to define criterion for this evaluation, showing the structuration and the way to measure it, being based in cost, productivity, time and level of service. This model, applied to a household-electric appliances manufacturer industry, it made possible to get relevant informations for the improvement of the activities, and reach of results, allowing a feedback through the measurement of the previous aspects, besides assisting the manager to maximize the results of the company. Before of this, the model allows to keep the enterprise's competitiveness face to the new challenges of efficiency, better levels of quality, agility in the delivery, amongst others, ordered by the current market.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85372
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar