dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Barth, Elaine Maria Luz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T17:58:36Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T17:58:36Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194157 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85367 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Esta tese tem o objetivo principal de gerar avanços nos estudos de educação inclusiva em situações extremas. Sendo assim, é objeto de descrição um projeto de pesquisa interdisciplinar denominado Projeto Crisálida, cuja meta é desenvolver e aplicar um modelo educacional customizado para a reabilitação prisional. O modelo educacional é denominado Modelo Educacional Crisálida, e a sua aplicação foi realizada no programa de reabilitação prisional do Presídio Feminino de Florianópolis, em Santa Catarina. O modelo proposto é organizado conforme cinco estágios seqüenciais e recorrentes, denominados de 1. Contextual, 2. Desenho Educacional, 3. Desenvolvimento, 4. Implementação e 5. Avaliação. A iniciativa educacional foi desenvolvida em ambiente informal de aprendizagem, em um laboratório digital móvel. A metodologia de pesquisa segue a metodologia da pesquisa-ação. O desenvolvimento pedagógico é inspirado na Teoria da Atividade, na perspectiva de estudo por projetos, no desenvolvimento de competências e na abordagem de Gênero. O processo de validação foi iniciado com uma análise do modelo em desenvolvimento e do uso de competências. Nesse processo, a informação obtida foi avaliada seguindo uma estratégia de avaliação de projetos sociais e numa triangulação de perspectivas de análise (equipe pedagógica, participantes e administração prisional). O modelo foi considerado aplicável e trata-se de um avanço no tema Educação nas prisões, porque permite uma associação entre as atividades de inclusão digital e a educação básica, proporcionando o desenvolvimento de competências e a preparação para o trabalho prisional. |
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dc.format.extent |
1 v.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Reabilitação de criminosos |
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dc.title |
Tecnologia educacional e inclusão digital para a reabilitação prisional |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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