Metodologia de análise para desenvolvimento e oferta de programas educacionais corporativos

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia de análise para desenvolvimento e oferta de programas educacionais corporativos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valente, Amir Mattar pt_BR
dc.contributor.author Dalmau, Marcos Baptista Lopez pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T17:49:29Z
dc.date.available 2012-10-20T17:49:29Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199788 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85352
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As empresas vêm oferecendo cada vez mais alternativas para seus profissionais se capacitarem. Para tanto, percebe-se que os investimentos em programas educacionais corporativos estão aumentando significativamente. Porém, nem sempre os mesmos apresentam resultados compatíveis com as expectativas corporativas. Um dos pontos analisados para a explicação de tal problema é que existem diversos gestores que, ao realizar o processo de planejamento dos programas educacionais, acabam esquecendo de um fator primordial: a análise concreta e coerente da empresa. Por outro lado, um outro problema apresentado é que a oferta de tais programas nem sempre condiz com a realidade organizacional e profissional, o que tende a gerar resistências e posteriores incomodações quanto ao restante do processo. Nesse sentido, esse trabalho tem como intuito criar uma metodologia capaz de auxiliar o gestor para que possa oferecer programas educacionais corporativos, sejam eles presenciais ou a distância, certos de que as tecnologias escolhidas foram as mais adequadas para a ocasião. Para a realização deste trabalho, fez-se necessário realizar um profundo estudo bibliográfico sobre os assuntos treinamento e desenvolvimento, educação corporativa, universidades corporativas, assim como educação a distância para que fosse possível coletar informações destinadas a criação de uma proposta inovadora. Além disso, foram realizadas algumas conversas com vários gestores empresariais em Congressos Nacionais e Internacionais relacionados à área. Por fim, o trabalho em questão partiu de um estudo de caso em uma empresa reconhecida internacionalmente que atendesse os requesitos estipulados para o desenvolvimento do mesmo. Os resultados da pesquisa e a formulação da metodologia são apresentados nesse trabalho em forma textual com uma ampla discussão sobre o assunto, abordando o mesmo sob a ótica da Administração e da Engenharia de Produção. pt_BR
dc.format.extent 229 f.| tabs., grafs., il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Reciclagem profissional pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.subject.classification Pessoal - pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.title Metodologia de análise para desenvolvimento e oferta de programas educacionais corporativos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199788.pdf 1.000Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar